Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de março de 2009

Primeira edição da revista COLOR

Acaba de ser colocado à venda em Portugal o primeiro número da revista norte-americana de fotografia “COLOR”, com a data de Abril de 2009.
Da responsabilidade do mesmo editor da prestigiada “B & W”, John Lavine, visa divulgar a fotografia a cores nas suas diversas variantes, da fotografia artística ao fotojornalismo.
Nesta sua edição inicia a publicação de uma história da fotografia a cores, da autoria de Carol McCusker, curador do Museu de Arte Fotográfica de San Diego.
A primeira parte dessa história aborda o período que vai de 1840 a 1940, analisando as tentativas pioneiras de Talbot e Daguerre e o recurso a artistas para colorir as primeiras fotografias, até à obtenção da primeira fotografia a cores em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell (1831-1879). A exploração da cor na fotografia conhece, no fotógrafo francês Louis Ducos du Hauron (1837-1920), a sua expansão como arte. Mas é nos anos 30 que a fotografia a cores se vai popularizar com a comercialização do Kodachrome. O resto da história contínua na próxima edição.
Segue-se um dossier especial sobre a obra de Eliot Porter, nascido no Illinois em 1901 e falecido em 1990, considerado o “Ansel Adams da cor”.
Sobre Ansel Adams e a sua pouco conhecida incursão na fotografia a cores pode-se ler também um pequeno artigo.
Além de várias notícias sobre edições e exposições, este número lança um primeiro grande concurso dirigido a todos os fotógrafos que usam a cor nos seus trabalhos.
Completam esta edição vários portefólios dos fotógrafos Saul Leiter, Jeffrey Becom, Carolyn Cole, Douglas Ethridge, Irving Greines, Maggie Taylor, autora da capa desta edição, Michael Thompson e Huntington Witherill, revelando várias formas de explorar as potencialidades da fotografia a cores.
O meu amigo e conterrâneo Nana Sousa Dias (do qual se pode apreciar um portefólio nos meus sites, registados na coluna do lado), foi um dos primeiros portugueses a ter direito à publicação de um portefólio na “B&W”. Veremos quem vai ser o português a estrear-se na “COLOR”.

Sem comentários: