Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de março de 2009

Nos 120 anos da Torre Eiffel

Há 120 anos, no dia 31 de Março de 1889, era inaugurada a Torre Eiffel.
Projectada pelo engenheiro que lhe deu o nome, Gustave Eiffel (1832-1923), foi projectada para integrar a Exposição Universal que se realizou esse ano em Paris.
Inicialmente, era para ser um edifico temporário, mas tornou-se no ex-líbris da “cidade luz”, apesar de muito ter escandalizado os espíritos esclarecidos da época. Conta-se que Guy Maupassant desviava o seu caminho para não a ver.
Até à inauguração do Empire State Building deNova Iorque, em 1931, a Torre Eiffel, com mais de 270 metros (324 metros, se incluir a altura da antena), foi o mais alto edifício do mundo.
Eiffel foi o expoente máximo da chamada arquitectura do ferro e foi igualmente responsável pela construção da Estátua da Liberdade.
Se a torre parisiense é a obra mais conhecida daquele engenheiro francês, foi em Portugal que realizou a sua primeira grande obra, a Ponte Ferroviária de D. Maria, no Porto, projectada em 1868 e construída entre 1876 e 1877. Para acompanhar esta obra, Eiffel permaneceu estes dois anos em Portugal.
No nosso país construi igualmente a ponte ferroviária sobre o rio Lima, em Viana do Castelo, inaugurada em 1878 e o elevador de Stª Justa, em Lisboa, inaugurado em 1902, este com base no projecto do seu discípulo Raul Mesnier de Ponsard.

Sem comentários: