Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

NO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE "PEDRAS ROLANTES"



Há um ano tinha início a edição de Pedras Rolantes.

Dois anos antes, em 2006, já tínhamos iniciado a edição de um blogue com essa designação, mas durou apenas dois dias. É que o choque tecnológico ainda não tinha chegado a esta casa, o computador era lento, com pouca capacidade de memória e, cada vez que queríamos ligar à internet lá tínhamos que desenrolar uma quantidade de fios e desligar o telefone, esperando que ninguém nos telefonasse nessa altura para a rede não ir abaixo.
Felizmente, tanto eu como a tecnologia evoluíram, e tornou-se possível criar um novo blogue, com a mesma designação, editado com regularidade (só não foi possível manter o endereço de URL).
O nome Pedras Rolantes foi repescado de um conjunto de crónicas por mim publicadas no jornal Área a partir de 1979. O título, numa tradução linear de um dos meus grupos musicais preferidos de então, pareceu-me adequado ao âmbito generalista e ocasional, escrito ao correr do tempo, que obedeceu à ideia da criação do blogue.
Desde então já publicámos 713 post’s que foram visitados por mais de 4000 visitantes e que percorreram mais de 8 mil “páginas” (não sabemos o número exacto, porque só começámos a fazer a contagem em Fevereiro deste ano, pouco mais de três meses depois do início da publicação de Pedras Rolantes).
Conquistámos 23 seguidores e 59 blogues “amigos” (que nos visitam, que nos sinalizam…). Fomos citados duas vezes no jornal “Público” e fomos escolhidos para um estudo realizado na Universidade Nova sobre o universo da blogosfera portuguesa. No conjunto de mais de 6 mil blogues registados no “Sistemer”, temo-nos mantido regularmente entre os mil mais visitados.
Hoje, por exemplo, na estatística do dia, o Pedra Rolantes ocupa o 879º lugar na média semanal de visitas diárias (22) e o 816ª lugar na média semanal de visita diária de páginas (39).

Sendo este um blogue de âmbito generalista, os dez temas mais “etiquetados” foram os seguintes:

1º - Fotografia (da minha autoria) – 168;
2º - Contra-situacionismo – 154;
3º - Torres Vedras – 122;
4º - Fotografia (Divulgação) – 74;
5º - História Contemporânea – 69;
6º - “Illustração Portuguesa” – 65;
7º - Fotografia Antiga – 63;
8º - 1909 – 58;
9º Anti-Sócrates – 58;
10º - Carnaval – 52;
11º - Banda Desenhada – 43;
12º - Centenários – 42.

Vemos assim que a Fotografia, o comentário político, a História Contemporânea e Torres Vedras, estão entre os temas mais abordados.

Entretanto, demos dois “irmãos” mais novos ao Pedras Rolantes.
Em Abril passado criámos um novo blogue só para divulgar a História, a cultura e o património de Torres Vedras , “VEDROGRAFIAS”.
Há pouco mais de uma semana criámos outro blogue para divulgar temas de História da Arte, “A FORMA E A LUZ”.

Um blogue é, acima de tudo, um espaço de liberdade, mas também um espaço experimental. Sabemos que as nossas opiniões podem não agradar a toda a gente. Procuramos, apesar de tudo, opinar com responsabilidade, assumindo aquilo que escrevemos, não nos escondendo no anonimato.

Neste nosso aniversário somos acompanhados por duas dois aniversariantes de “peso”:




Astérix e Óbelix que hoje comemoram o 50º aniversário e o Noddy, que faz…60 anos.

Este blogue, por razões naturais, nunca poderá comemorar aqueles aniversários (só se eu ultrapassasse os cem anos, em perfeitas condições de saúde mental), mas esperamos comemorar muitos mais aniversários na vossa companhia e continuar a merecer a confiança e o apoio daqueles que nos visitam.

5 comentários:

T disse...

Parabéns!
E tudo de bom para este excelente blog.
Abraço amigo

Anónimo disse...

Obrigada por nos dares a possibilidade de participar nos teus gostos, na tua vida, nos teus conhecimentos...
Bj

Joaquim Moedas Duarte disse...

Parabéns!
Parabéns !!
P a r a b é n s ! ! !

A minha melhor prenda é ler-te com regularidade, apreciando o teu modo de estares atento.
Abraço amigo do

J Moedas Duarte

Carlos Manuel Ribeiro disse...

Os meus parabéns! Sem dúvida, uma data merecedora de registo.

Apesar de ser um seguidor recente, visito o seu blog com alguma regularidade e, deixo o meu contributo (i, é., comentário) sempre que o post desperte o meu interesse, ou, a minha disponibilidade assim o permita.

Abraço,
CR/de

Carlos C disse...

Parabens pelo blog
Obrigado pelos conteudos, apetece deixar por aqui uma frase "roubada" à publicidade da Radio Vitória .... "Quem lá vai é bem servido e sai sempre bem disposto".

Um abraço
Carlos C