Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de outubro de 2009

No 80º aniversário do "crash" da bolsa de Nova Iorque (24 de Outubro de 1929)

No dia 24 de Outubro de 1929, então uma 5ª feira, a bolsa de Nova Iorque entrava em colapso.


Os sinais já vinham detrás, com superprodução, falências e despedimentos, mas esse foi o dis mais negro, daí ficar também conhecido pela “5ª feira negra”.

A situação económica desencadeou uma “bola de neve”, potenciando a falência de bancos e empresas, deflacionando os preços agrícolas, levando milhares de lavradores à miséria, repercutindo-se depois no congelamento das ajudas norte-americanas à reconstrução da Europa do pós Primeira Guerra, com especial impacto na Alemanha.

Algumas das principais consequências políticas foram a vitória eleitoral de Roosevelt nos Estados Unidos, introduzindo o chamado New Deal, uma política de grandes investimentos públicos e de apoios sociais que salvou esse país e o tornou uma referência do mundo capitalistas até aos anos 80, quando Ronald Reagan destruiu todo o equilíbrio traçado por Roosevelt, com as consequências que se agravaram na era Bush.

A subida de Hitler ao poder, embora tivesse origens muito mais complexas, foi outra das consequências dessa crise.

O pior de tudo viria entre 1939 e 1945, com a Segunda Guerra Mundial.

Nos Estados Unido Roosevelt apoiou a criação da Farm Security Administration (FSA), com o objectivo de fazer o levantamento da condição social do mundo rural norte-americano.Com esse objectivo essa instituição convidou alguns dos maiores fotógrafos de então para acompanharem os seus agentes nessa tarefa, deixando registado para a posteridade a gravidade da situação que então se vivia e os dramáticos movimentos migratórios de camponeses e desempregados que se deslocavam, literalmente com a família às costas, á procura de trabalho temporário.

Dorothea Lang e Walker Evans são apenas os dois fotógrafos mais conhecidos dessa equipa, que percorreu 22 estados norte-americanos.

Evocando essa 5ª feira negra de há 80 anos, aqui vos deixamos com algumas das fotografias que resultaram desse trabalho da FSA.



“Lavradores com os filhos…empoeirados pela tempestade”, em Cimarron County, Oklahoma, 1936. Fotografia de Arthur Rothstein.



“Casota lavada…”, em Hale County, Alabama, 1935 ou 1936. Fotografia de Walker Evans.


Floyd Burroughs.., Hale County, Alabama, 1935 ou 1936. Fotografia de Walker Evans.



 Bud Field e a sua família, Alabama, 1935 ou 1936. Fotografia de Walker Evans.



A caminho de Los Angeles, California, 1937. Fotografia de Dorothea Lang.



Loja  numa estrada perto de Birmingham, Alabama, 1936. Fotografia de Walker Evans.



trabalhadores filipinos apanhando alfaces, Salinas, Califórnia, 1935- Fotografia de Dorothea Lange.


1 comentário:

Adinalzir disse...

Muito boa a lembrança sobre a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

E justamente no momento em que o mundo, ainda se recupera de uma que me parece estar sendo até pior.

Abraços, :-)