Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Nova revista de História dedicada à Segunda Guerra




Para comemorar os 70 anos do início da 2ª Grande Guerra Mundial, acaba de ser lançada em França, mas com distribuição em Portugal, uma nova revista de História.


Intitula-se “Histoire(s) de La Dernière Guerre [1939-45, au jour le jour]” e promete acompanhar cronologicamente o desenrolar desse trágico acontecimento durante os próximos 6 anos, com publicação bimestral.

Não se pense que é uma mera colecção de efemérides. Vários artigos de estudo, escritos por prestigiados historiadores franceses, abordam os mais variados temas relacionados com esse período.

Nesta edição são publicados estudos sobre a conquista do poder na Alemanha pelos nazis, as relações internacionais na Europa entre 1933 e 1939, a mobilização em França, depois da invasão da Polónia, a Campanha da Polónia, a preparação de Londres para a guerra, o “regresso” de Churchill, as teorias que estiveram na base do racismo nazi, a neutralidade norte-americana , os crimes cometidos pela Alemanha nazi na Polónia `, a história dos cartazes de propaganda e o reflexo da crise económica dos anos 30 na vida dos franceses, tudo muito bem documentado com fotografias, mapas, gráfico e biografias .

A revista inclui uma cronologia comentada sobre os dois primeiros meses da guerra, divulga obras bibliográficas, de banda desenhada e cinematográficas recém editadas sobre o tema.

Algumas pequenas curiosidades completam cada edição, como a história, contada nesta edição, da primeira tentativa frustrada de se inaugurar o Festival de Cinema de Cannes.

Sem comentários: