Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O FESTIVAL DE CANES E A GUERRA

Tudo terá começado com uma ideia de Philippe Erlanger, quando este, em Setembro de 1938,regressava do Festival de Cinema de Veneza.

Erlanger era inspector geral do Ministério da Educação francês, nomeado em 1938 director da Associação Francesa de Acção Artística (funções que ocupou até 1968) e tinha sido enviado a Veneza em representação do seu país.

Indignado com a influência da propaganda nazi e fascista neste festival, idealizou a criação de um festival que concorresse com o de Veneza, que tinha sido criado em 1932 .

De facto, para evitar que se repetisse a situação de 1937, marcada pelo Prémio do Júri atribuído ao filme “pacifista” de Jean Renoir, “A Grande Ilusão”, Hitler procurou influenciar a atribuição do grande prémio, intimando os países seus aliados a apoiarem o filme “Deuses do Estádio” de Leni Riefenstahl, que assim acabou por vencer em 1938, ex aequo com um filme produzido pelos filhos de Mussolini.

A edição de 1938 do Festival de Cinema de Veneza tinha sido inaugurada por Joseph Goebbels, recebido com todas as honras.

Chegado a França, Philippe Erlanger convenceu o então Ministro da Educação, Jean Za, para criar um festival de cinema alternativo ao de Veneza, um festival do “mundo livre”, ideia que ganhou algum alento após a invasão da Checoslováquia pelos nazis em Março de 1939, que motivou a adesão do Ministro francês do Interior, Albert Sarraut, a esse projecto.

Procurou-se então escolher um local para a realização do Festival. Entre Deauville, Vichy, Alger, Biarritz e Cannes, foram escolhidas como finalistas as duas últimas.

Biarritz e Cannes possuíam excelentes infra-estruturas . Dois dos empresários mais endinheirados de Cannes, Henri Gendre e Jean Fillioux, colocaram à disposição equipamento hoteleiro e uma boa sala de projecção, fazendo pender a escolha final para a cidade de Cannes.

De imediato puseram “mãos-à-obra”: o conde d’Herbemont assegurou a organização de festas e eventos por toda a cidade durante a realização do festival. As estrelas norte-americanas Gary Cooper e Tyrone Power garantiram a sua presença. Louis Lumière aceitou presidir ao Júri.

Foram muitos os países que aceitaram o convite para participarem nesse festival: Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Suécia, Estados Unidos, União Soviética e mesmo a Checoslováquia ocupada.

A jornada inaugural do festival foi marcada para o dia … 1 de Setembro de 1939, o dia em que Hitler invadiu a Polónia. Por causa desse acontecimento a inauguração do festival foi adiada para 10 de Setembro…. Mas, entretanto, começava a 2ª Guerra e o festival foi definitivamente adiado.

Só em 1946, após 6 anos de guerra, aquele Festival conheceu finalmente a luz do dia, tornando-se um dos mais famosos de sempre.

(Fonte : FERRANDO, Jérémy, “Cannes-un festival dans la tourmente”, in “Histoire(s) de La Dernière Guerre [1939-45, au jour le jour]”, nº 1, Setembro-Outubro de 2009, pág.25)

Sem comentários: