Pesquisar neste blogue

domingo, 25 de outubro de 2009

Um Grande Espectáculo de Mariza, ontem à noite em Torres Vedras



Ontem foi dia de Mariza, em Torres Vedras.

Com o Pavilhão da Expotorres esgotado, o espectáculo começou com quase meia hora de atraso, mas valeu a pena a espera.
Com uma presença em palco arrebatadora, a actuação de Mariza teve por base o seu último trabalho, “Terra”, e o fado foi apenas o som que serviu de pretexto para percorrer variados estilos musicais, desde o mais popular até quase a raiar o rock (um excelente baterista, Vicky, deu o mote para este som).
Por lá passaram, não só alguns dos êxitos mais conhecidos da cantora, mas também interpretações de temas Amália, Florbela Espanca ou Zeca Afonso, ou musicas de co-autoria com Rui Veloso e Carlos Tê ou Tito Paris.
Na sua musica misturam-se os ritmos africano, jazzisticos e roqueiros, num fundo de fado, por vezes algo de flamengo e sons de sonoridade árabe .

Já em período de encores, Mariza arrebatou-nos com a sua a sua interpretação do Bairro nego do Zeca e do seu tema “Cavaleiro Monge”.
Num permanente diálogo com o público, Mariza confidenciou vários momentos da sua vida, como a sua origem moçambicana e as suas actuações, apenas com cinco anos, na taberna dos seus pais, na Mouraria, onde se apaixonou pelo fado e pela guitarra portuguesa.
Para além do baterista Vicky, acompanharam-na neste espectáculo um trio de excelentes guitarristas, Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Diogo Clemente na viola de fado e Marino de Freitas no baixo, bem como Simon James no piano e trompete.
Percebe-se porque é que o seu último trabalho aqui apresentado, “Terra”, mereceu duas nomeações para os Grammy Latinos "Melhor Álbum Folk" e "Melhor Produtor" para Javier Limon e foi também considerado um dos 10 melhores discos do ano de 2008 pelas publicações "Uncut" , "The Times" e "Songlines".
Mariza é mais do que fado, mais do que voz, mais do que espectáculo
Uma forma de começar em grande as festas da cidade de Torres Vedras.

1 comentário:

Carlos Manuel Ribeiro disse...

Sem margem para dúvida que, Mariza é mais do que simples fado, mais do que uma boa voz e, muito mais do que um mero espectáculo musical...

é simplesmente única!

Abrço,
CR/de