Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SOBRE AS AUTÁRQUICAS 2009 - Conclusões e desabafos!


(autor: Paulo Pimenta - Público on-line, 12-10-09)



Algumas Conclusões

O PS foi, na globalidade, em votos expressos, o vencedor destas eleições, embora, não tenha atingido um dos objectivos que era o de ultrapassar o PSD em número de Câmara.
Contudo, e apesar de ter existido um aumento de eleitores e a abstenção não ter sido muito superior à registada nos anteriores actos eleitorais, a diferença de votos do PS em relação, quer às legislativas de há quinze dias, obtendo agora pouco mais de 15 mil votos, quer em ralação às autárquicas de 2005, obtendo agora pouco mais de 150 mil votos, essa subida não é razão para grandes euforias, principalmente quando ela vem de José Sócrates, que ontem voltou à arrogância de sempre.
Uma conclusão a tirar é que o PS já vale mais que José Sócrates e muitos autarcas do PS valem mais que o próprio partido.

Para o PSD estas autárquicas não foram, apesar de tudo, a grande derrota que se augurava, mas ficou também demonstrado que Ferreira Leite, e ao contrário de Sócrates, vale mais que o PSD. Esta, nas legislativas, sozinha sem o CDS, conseguiu quase 400 mil votos a mais que o conjunto dos autarcas do seu partido.

O PCP, apesar de resistir e demonstrar capacidade de recuperar câmaras perdidas, foi um dos grandes derrotados da noite. Perdeu mais de 50 mil votos em relação às autárquicas de 2005, embora tenha obtido pouco mais de 100 mil votos em relação às últimas legislativas. O trabalho dos autarcas da CDU parece, assim, valer muito mais que a direcção política do PCP.
A derrota em Beja foi uma grande injustiça, mas pode marcar um declínio de influência do PCP. Só o evitarão se os seus dirigente souberem retirar as devidas ilações da derrota de ontem ( o que, diga-se em abono da verdade, não é o seu forte).

O Bloco de Esquerda revelou-se um fracasso, incapaz de se implementar em todo o país, viu esvaziar o seu voto urbano para o voto útil no PS em Lisboa. Se não repensar a sua estratégia, cedo se tornará em mais um fenómeno conjuntural.

Quanto ao CDS, a sua estratégia de coligações com o PSD parece ter resultado em pleno. Provavelmente os dois dígitos obtidos pelo CDS nas legislativas estão para ficar, dependendo da reconhecida habilidade política de Paulo Portas e da evolução da crise de liderança do PSD.

GOSTEI !

- Da vitória do José Manuel Cristovão, pela CDU, na freguesia da Carvoeira de Torres Vedras;

- Da derrota de Elisa Fereira no Porto, um dos mais fiéis aliados do “socratismo”;

- Da vitória da Gabriela Menino, da CDU, em Nisa;

- Da vitória de Macário Correia, do PSD, em Faro;

- Das derrotas de Fátima Felgueiras e de Narciso Miranda;

TAMBÉM GOSTEI, APESAR DE TUDO:

- Da vitória de Carlos Miguel, do PS, em Torres Vedras;

- Da vitória de António Costa em Lisboa;

NÃO GOSTEI MESMO NADA

- Da perda do único vereador da CDU em Torres Vedras;

- Da derrota da CDU em Beja, ainda por cima quando aumentou a votação;

- Da injustiça que sofreu Ruben de Carvalho em Lisboa, perdendo todo o seu peso político face á maioria absoluta de Costa. Aqui penso que cometeu um fatal erro estratégico, que foi recear o Bloco de Esquerda, caso a CDU tivesse optado por se coligar com Costa;

- Da vitória do PS em Tavira. No Algarve o PS é uma espécie de sucursal dos grandes interesses imobiliários, cuja aliança com as câmaras locais desse partido está bem à vista. Tavira era um dos poucos concelhos que resistia a essa destruição;

- Da vitória do cacique de Braga Mesquita Machado.

- Do regresso da arrogância de José Sócrates;

- Da não assunção da derrota por parte de Jerónimo de Sousa. Já começa a cansar;

-Do oportunismo de Passos Coelho;

- Da comunicação social que raramente dá voz a comentadores à esquerda do PS.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo porque te escandalizas com o Mesquita de Braga ao mesmo tempo que te contentas com o sucesso do teu amigo de Torres, em quem votaste secretamente. A diferença entre eles é que o Mesquita não passa de um aprendiz quando o comparas com o teu amigo de Torres. A prova é que o Mesquita não consegue esconder como deve de ser os ossos dos frangos que vai mamando. Nisso tem que aprender com o teu amigo de torres.

Anónimo disse...

Ainda bem que o voto é secreto, caso contrário a "caça às buxas" tão temidas numa sociedade livre e democrática em que vivemos por pleno direito voltaria inevitavelmente em força. Que as forças políticas derrotadas nas eleições Autárquicas em Torres Vedras tenham discernimento qb para fazerem uma auto-avaliação crítica sobre a razão dos resultados eleitorais. A mim, deu-me que pensar...