Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bienal de Fotografia PHOTOQUAI, Paris

Inaugurado no passado dia 22 de Setembro, está a decorrer até ao próximo dia 22 de Novembro a 2ª edição da Bienal de Fotografia “PHOTOQUAI”, no Museu parisiense Quai Branly, em parceria com várias instituições culturais da capital francesa.


“PHOTOQUAI” é uma bienal, inaugurada em 2007, dedicada às “Imagens do Mundo”, tendo por objectivo valorizar e divulgar artistas com obras inéditas ou pouco conhecidas na Europa e no mundo ocidental, revelando um outro modo de olhar o mundo.

A direcção artística desta segunda bienal foi confiada a Anahita Ghabaian Etehadieh, galerista iraniana, fundadora da “Silk Road Gallery”, a única galeria do Irão exclusivamente dedicada à fotografia.

Nesta edição da “PHOTOQUAI” estão presentes as obras de 50 fotógrafos contemporâneos das zonas geográficas representadas no Museu Quai Branly: a América do Sul, a Oceânia, a África e o Próximo e Médio Oriente.

De entre as várias exposições temáticas desta edição, destaca-se a dedicada aos “165 anos de fotografia iraniana”, que oferece um panorama da evolução da fotografia iraniana deste o século XIX aos nossos dias, abordando vários géneros e mostrando obras, tanto de artistas que vivem no Irão como de outros que vivem fora do país.

No Pavilhão das Sessões, uma extensão do Quai de Branly no Louvre, encontra-se a exposição “Retratos cruzados, Fotografias do Museu do Quai Branly”, uma selecção de retratos da colecção de fotografia do museu, onde se incluem obras anónimas e outras da autoria de, entre outros, Henri Cartier-Bresson, Claude Lévi-Strauss e Roland Bonaparte, tiradas entre o final do século XIX e 1960.

Semanalmente realizam-se encontros, abertos ao público, para debater com fotógrafos e comissários associados das zonas geográficas representadas.

Para aguçar o apetite, mostramos algumas das obras aí representadas:



 autoria de Said Atabekov, do Kazaquistão. Nascido em 1965, foi fundador do grupo artístico Kyzyl Traktor, o primeiro da vanguarda fundado no seu país.



autoria de Abbas Kowasari, do Irão.



autoria de Julio Bettencourt, do Brasil. Nascido em São Paulo em 1980, passou a sua adolescência em Nova Iorque, tendo sido recentemente premiado com o Prémio da Fundação Conrado Wessel 2007/2008 e com o Prémio Leica Oskar Bamack 2007.



 da autoria de Fardin Waezi, do Afeganistão. Trata-se de um retrato de Safia Saifi, primeira estagiária de fotografia em Cabul. Waezi nasceu e cresceu em Cabul e trabalha actualmente para a agência independente Aina Photo Agency, para as Nações Unidas e para várias outras agências independentes.



autoria de Tamir Sher, de Israel.

Sem comentários: