Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

TIZIANO EM SEVILHA

Foi ontem oficialmente inaugurada em Sevilha, sendo visitável a partir de hoje, a exposição dedicada à colecção da Casa de Alba.

Está Patente até 10 de Janeiro do próximo anos no Museu de Belas Artes de Sevilha e reúne pinturas, tapeçarias, esculturas, jóias e documentos que têm estado guardados nos palácios de Lira, em Madrid, e de Dueñas , em Sevilha.
A casa de Alba representa uma das mais poderosas famílias da nobreza espanhola, com mais de 500 anos, com ligações às coroas inglesa e portuguesa, existindo quem defenda a ligação de Cristovão Colombo a essa família.
Possuidora de um importante espólio artístico, gerido pela Fundação Casa de Alba, reunido agora pela primeira vez em Sevilha, naquela que é já considerada uma das mais importantes exposições deste ano no país vizinho.


Em destaque vai estar o célebre quadro “Retrato do Duque de Alba” , do pintor renascentista Ticiano (ou Tiziano).
Podem ser vistas ainda obras de Luca Giordano, pintor italiano do século XVII, Joaquim Sorolla (1863-1923), pintor valenciano, muito influenciado pelo realismo e pelo impressionismo, Ignacio Zuloaga (1870-1945), pintor basco com influências pós-impressionistas, ou o mais célebre Pablo Picasso, num total de quarenta obras pertencentes àquela fundação.

Sem comentários: