Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lobo Ibérico premiado em festival de Fotografia



O fotógrafo espanhol José Luis Rodríguez foi ontem galardoado com o Prémio Veolia, para a Fotografia de Natureza de 2009, com uma imagem de um lobo Ibérico saltando uma cerca de madeira durante a noite, no norte de Espanha.

O galardão foi atribuído pelo programa sobre natureza da BBC Wildlife, conjuntamente com o Museu de História Natural de Londres, tendo concorrido mais de 43 mil fotografias.
Em declarações à BBC, aquele fotógrafo espanhol, muito conhecido no seu país, explicou que obteve esta foto, quando procurava obter uma imagem de um lobo a caçar, “mas sem sangue. Não queria uma imagem cruel”.
A fotografia foi obtida graças à utilização de um dispositivo de infravermelhos adaptado à câmara.
Rodríguez declarou que pretendeu, com esta fotografia “mostrar a grande agilidade e força do lobo” e que ela se converta numa imagem que possa ser utilizada para mostrar a beleza deste animal.
Esta e outras fotografias premiadas podem ser vistas na PÁGINA DICADA AO CONCURSO do Museu de História Natural de Londres.
Em Portugal o Lobo Ibérico, espécie protegida, é cada vez mais raro. Perto de nós, no concelho de Mafra, é possível, vê-lo em cativeiro. O GRUPO LOBO é o responsável, em Portugal, pela defesa dessa espécie em perigo.

1 comentário:

Carlos Manuel Ribeiro disse...

Conheço algum do trabalho de José Luis Rodriguez e, no mundo da fotografia, ele já é bem conhecido fora de Espanha.

A utilização de dispositivos de infravermelhos já é utilizada há mais de 10 anos. A título de curiosidade, o fotografo Mike “Nick” Nichols dos EUA, utilizou esta técnica em 1997 para obter grandes planos de tigres.

Actualmente e, para além dos infravermelhos, já há quem utilize câmaras fotográficas “robotizadas” (aéreas e terrestres) comandadas à distância, obtendo assim, planos e momentos únicos impossíveis de obter de outra forma. É o caso do canal Odisseia, entre outros.

Perante a utilização de tal tecnologia, o fotografo é (para mim e para muitos outros) inevitavelmente, colocado em segundo plano.

Contudo, Frans Lating, um dos melhores do mundo (senão o melhor!) em fotografia selvagem, continua (pelo menos que eu saiba..) a realizar suas fotografias sem recurso a tais equipamentos e, estas falam por si!

Mas sem querer retirar de forma alguma o devido mérito a José Rodrigues, esta é sem dúvida uma “grande” foto, valendo sobretudo pelo momento.

Abraço,
CR/de