Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de março de 2009

O Preto e Branco continua lindo...

A edição de Março da revista francesa “Réponse Photo” é dedicada ao Preto e Branco.
Para além de uma vasta informação de carácter técnico sobre o uso do preto e branco na era digital, inclui um estudo sobre a acção de Léon Gaumont, mais conhecido pela sua actividade cinematográfica, na história da fotografia, na habitual secção “Ces noms qui ont fait la photo”.
Um dos pontos fortes desta edição é a divulgação de um portefólio, obviamente a preto e branco, acompanhado de entrevista, do fotógrafo Jean-Michel Berts, intitulado “Lumières sur la ville”.
A arquitectura urbana, nomeadamente de cidades como Nova York, Paris e Tóquio, é o principal tema do trabalho deste artista, que escolheu este tema porque considera a arquitectura como reflexo da civilização: “A grandeza de uma civilização mede-se pelos sonhos que os homens projectam através da sua criação”. Para Berts, a arquitectura das grandes cidades é uma “bela demonstração” desses sonhos.
Na secção “Nouveau Regard” destaca-se a apresentação de três jovens fotógrafos que se exprimem em preto e branco, Daniel Baudry, Laurence Fleury e Patrick Poiraudeau, este último com uma reportagem sobre a Ilha de Moçambique.
A fotografia da capa deste número é da autoria do siciliano Ferdinando Scianna, nascido em 1943, que se tornou conhecido pela forma como fotografou as tradições daquela ilha italiana, entrando para a Magnum em 1982. Em 1987 passou a dedicar-se à foto de moda.
A fotografia em causa foi tirada em 1987, na vila de Caltagirone, quando trabalhava com a modelo Marpressa para cumprir uma encomenda dos estilistas Dolce & Gabanna, tendo aproveitado o imprevisto de um garoto que fingia tirar fotografias com uma lata de sardinhas.
Uma edição da RP a não perder.

1 comentário:

Alexandre Cardana disse...

parece que Março foi o mês dedicado ao preto e branco. já a portuguesa "o mundo da fotografia digital" dedicou a sua edição à fotografia a p&b