Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gravuras Antigas da "Illustração Portugueza" - 8 - Mosteiro da Serra do Pilar - Gaia


Na sua edição de 13 de Outubro de 1884, publicava “a illustração Portugueza” uma gravura do convento da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
“Quando em meados do século XVI o mosteiro de São Salvador de Grijó se encontrava em ruínas, D. João III autorizou a transferência desta comunidade crúzia para a serra de São Nicolau de Vila Nova, fronteira à cidade do Porto.
“Em 1537 fundava-se neste local um novo mosteiro, com a invocação de São Salvador do Mundo e traça elaborada por Diogo de Castilho e João de Ruão, estando as obras a cargo de Frei Brás de Barros. “Desde o início que a obra foi supervisionada directamente por D. João III, a quem os arquitectos e Frei Brás de Barros enviavam os desenhos ao rei com regularidade (GOMES, Paulo Varela,2001,p.80).
“ No ano de 1542 estava já realizada a primeira fase construtiva, e os religiosos de Grijó ocupavam já o espaço habitável.
“Só alguns anos mais tarde, em 1564, os mosteiros de Grijó e da Serra do Pilar ficariam definitivamente separados, por autorização papal de Pio IV.
“Em 1567 terminava a primeira fase de obras do mosteiro, estando então edificados a igreja e os anexos. A partir da década de 70 as obras do mosteiro ficariam a cargo dos mestres Jerónimo Luís, sendo edificada a hospedaria de cima no ano de 1573.
“Em 1576 iniciava-se a construção do claustro circular, e no ano seguinte a sua abóbada estava concluída.
“Mas o claustro só estaria definitivamente construído nos primeiros anos da década de 80, depois de executados os portais, as capelinhas circundantes e a obra de canalização (RUÃO,Carlos,1996,pp.218-220). “Em 1597 era lançada a primeira pedra da "igreja rotunda" do mosteiro, dedicada a Santo Agostinho, que só ficaria concluída mais de meio século depois, em 1672.
(…)
“Em 1809 o espaço do mosteiro foi ocupado pelas tropas de Wellington, quando foi planeado o ataque do exército português à cidade do Porto, então ocupada pelas tropas de Napoleão.” ( Catarina Oliveira, IPPAR).
Durante a guerra civil entre liberais e miguelistas, tiveram aí lugar violentos combates entre tropas das duas facções, em Setembro de 1832.
Entrincheirados nessa serra, os liberais conseguiram resistir e obrigar os absolutista à retirada.
Construindo-se um novo conjunto de fortificações nesse lugar, mais uma vez a sua situação foi decisiva nos confrontos militares durante a Patuleia, em 1846
Em Dezembro de 1996 o Mosteiro da Serra do Pilar foi classificado pela Unesco como Património Mundial.

Sem comentários: