Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Artur Patrício, um fotógrafo de vistas e paisagens (anos 40)

As fotografias cuja divulgação hoje iniciamos são da autoria de Artur Patrício, um dos primeiros fotógrafos amadores de paisagem que viveu em Angola (então ainda integrada no chamado Ultramar) e que, depois de regressar de África, onde iniciou a sua actividade como fotógrafo amador, percorreu o país reunindo um conjunto de fotografias que editou num livro intitulado “Portugal de Norte a Sul”.

O livro, editado pelo próprio autor, foi publicado em 1944, ainda decorria a Segunda Guerra Mundial. A edição que possuímos, e que nos serve de base para a divulgação das fotografias, é uma segunda edição “muito aumentada”, de 1946.

Segundo o fotógrafo, no prefácio do livro, este obra destinava-se aos “turistas de bom gosto”, e era “uma agradável recordação das terras lindas de Portugal, onde os seus olhos se prenderam e o seu espírito de desvaneceu a contemplar a Natureza”.

Este primeiro conjunto de fotografias é dedicado à cidade de Lisboa.

Oportunamente, e de forma regular a partir de Setembro, contamos divulgar as restantes fotografias de Artur Patrício tiradas noutras localidades do território português.




















 

2 comentários:

albina santos silva disse...

Obrigada !Conheci Artur Patrício desde que nasci.Ia para Vidago, todos os verões e enquanto pode na Pensão Santos, propriedade de meus Pais.Era fotógrafo,fazia dramaturgia e declamação,especialmente brilhante na "Ceia dos Cardeais" e vendia livros que retirava de uma maleta de cartão castanha e que sempre andava consigo. De tudo isto retirava o seu sustento para a longa estadia de verão,em Vidago, pelo menos durante mais de 25 anos em que o vi envelhecer...depois perdi-lhe o rasto com as minhas próprias deambulações!

Venerando António Aspra de Matos disse...

Obrigado pelo seu esclarecimento e pelas recordações.