Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ISTO É QUE VAI UMA "CRISE"!: Os 25 mais ricos de Portugal aumentaram fortunas para 17,4 mil milhões.




Não sou contra a existência de ricos.

Existem muitas formas de criar riqueza, umas legítimas, muitas ilegítimas.

Da primeira forma, embora não se chegue lá só a trabalhar, pode chegar-se por herança, por sorte na aplicação dos capitais, por uma grande dose de criatividade e originalidade, ou ganhando o euro milhões.

Mas nenhuma destas justifica, só por si,  os milhões de alguns milionários agora noticiados.

Ainda menos se percebe que, num país que está à beira da bancarrota e que apresenta as maiores desigualdades da Europa, vinte cinco desses milionários (ou será mais correcto chamá-los “milhionários”?) tenham visto a sua riqueza aumentar significativamente no último ano, e que apenas três de entre eles tenham uma fortuna equivalente a 12 milhões de ordenados mínimos!!!

Mas o que mais devia indignar os portugueses não seria tanto o valor dessas fortunas mas o facto de ser frequente ver alguns dos detentores dessas fortunas, com presença habitual em entrevistas ou debates televisivos, a apelarem ao aumento de austeridade sobre quem trabalha e a defenderem a redução dos salários e dos direitos do trabalho.

Quando os mesmos, ou alguém por eles (economistas, comentadores, políticos) vierem debitar sobre os “portugueses que vivem acima das suas possibilidade” , ficamos a perceber a quem é que eles se referem: a si próprios e aos seus pares….

Sem comentários: