Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 11 de março de 2009

o respigo da semana - 2


"Coca-Cola ou Pepsi?
"A degradação da vida política portuguesa não resulta apenas da falta de qualidade intelectual, quando não moral, das elites partidárias. Nem da frivolidade ideológica de alguns dirigentes e do filoneísmo, ou deslumbramento pelo novo e o "moderno", de que fala Hannah Arendt, que os faz navegar à vista de terceiras, quartas e quintas "vias" e de políticas económicas neoliberais quando o neoliberalismo "está a dar" e, logo de seguida, com igual convicção, do intervencionismo e da crítica antiliberal.
"Nem sequer da generalização do unanimismo e do acriticismo (os que entronizaram Sócrates no recente congresso do PS são os mesmos que, em 2004, o fizeram com Santana no PSD, e farão com qualquer líder no poder). O principal factor dessa degradação é a indiferenciação pantanosa dos dois ditos "partidos de governo". Na Oposição, o seu discurso pode às vezes divergir, mas as suas práticas são inteiramente convergentes, e nem a do PS tem sombra de socialismo nem a do PSD de social-democracia. Aos portugueses que ainda votam PS ou PSD, a maioria, resta hoje a chilra escolha entre a Coca-Cola e a Pepsi."
Manual António Pina
Jornal de Notícia de 9 de Março de 2009

1 comentário:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Manuel A. Pina tem textos magníficos, como este. Obrigado por o trazeres aqui. Confesso que há muitos dias em que me apetece fechar na concha, não ler jornais, não ver noticiários na tv, sair para longe... Mas para onde se agora até há uma cintura de lixo à volta da Terra?...