Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Surpresa na eleição para director geral da UNESCO




O inesperado aconteceu

A Bulgara Irina Bokova foi hoje eleita directora geral da Unesco, derrotando o candidato previsível, o Egípcio Farouk Hosni.

Irina Bokova era a embaixadora do seu país em Paris, bem como junto da UNESCO.

Foi eleita ao quinto escrutínio, com 31 votos contra 27 para o ministro da cultura egípcio, sucedendo assim ao japonês Koichiro Matsuura.

A sua eleição tem de ser agora confirmada em Outubro, através de voto secreto, na Conferência Geral, em assembleia plenária dos 193 membros daquela organização.

Farouk Hosni era contestado por várias organizações judaicas e por intelectuais, devido, não só a controversas afirmações anti-semitas como ao facto de ser acusado de vários actos de censura no exercício do seu cargo ministerial.

Chegou mesmo a ameaçar mandar queimar todos os livros em hebreu que encontrasse nas bibliotecas do seu país.

Recorde-se que Manuel Maria Carrilho, representante português junto daquela organização, havia pedido para ser substituído, por se recusar acatar as ordens do governo português para apoiar Hosni na votação.

Irina Bokova vai ser a primeira mulher a dirigir a UNESCO, a organização internacional responsável pela realização de programas de educação junto de vários países, por assegurar a defesa do património mundial e assegurar a liberdade de expressão.

Com 57 anos, pertence ao Partido Socialista (ex-comunista) da Bulgária, sendo uma figura bastante popular no seu país. Fala fluentemente inglês, espanhol, francês e russo, sendo casada e mãe de dois filhos.

(a partir de uma notícia do Le Monde de 22 de Setembro de 2009)

Sem comentários: