Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de setembro de 2009

No 45º Aniversário da Mafalda


Foi no dia 29 de Setembro de 1964 que uma tira da Mafalda foi publicada pela primeira vez, no semanário argentino “Primera Plana”. A personagem tinha sido criada dois anos antes como um cartoon de propaganda a publicar no “Calrin”, mas um conflito contratual impediu então a sua publicação.

Em 25 de Junho de 1973 Quino, o pseudónimo do Joaquín Salvador Lavado, nascido em 1932 , decidiu terminar com a série, embora a personagem ainda tenha aparecido para promover campanhas em defesa dos Direitos Humanos.

Desde então Quino dedica-se exclusivamente ao cartoon humorístico.

Pessoalmente tive o privilégio de conhecer, por mero acaso, o criador da Mafalda, uma das minhas séries preferidas do mundo das tiras humorísticas, ao lado dos “Peanuts” e do Calvin & Hobbes”.

Um dia, 30 de Maio de 2003, visitava a Feira do Livro de Lisboa, deparei com um anúncio, no stand da Teorema, de que, daí a meia hora, Quino estaria presente para dar autógrafos. Esperei algum tempo e fui a terceira ou quarta pessoa com quem ele falou.

Quando lhe revelei a minha admiração e entusiasmo pela Mafalda, leitura da minha juventude, Quino revelou-se surpreendido pelo interesse que em Portugal ainda existe por essa personagem, referindo o facto de já não desenhar a Mafalda há muito tempo.

Às pessoas que pediam o seu autógrafo, ele desenhou alguns dos seus bonecos mais recentes. Para mim, perante o meu entusiasmo, condescendeu, e resolveu desenhar-me uma Mafalda, provavelmente um dos raros originais deste personagem desenhado depois de 1973.

É esse original que reproduzo acima, recordando este dia de aniversário de Mafalda e esse feliz encontro com Quino.

3 comentários:

Unknown disse...

SORTUDO,SORTUDÉRRIMO!!!!!!

Eu também quero uma Mafaldinha!!!!!
E também quero um "tógrafo" do QUINO!!!!!

Mas eu tenho uma Mafalda em barro, tamnho xxl e tu não tens!!!!
estamos +- quites!!!
Tu estás a ganhar!!!!
MC

Venerando António Aspra de Matos disse...

Eu depois deixo-te ver o desenho original
um abraço
Venerando

Carlos C disse...

Caro Sortudo de Matos.

Ter inveja dos outros é tão feio .... mas que se dane, eu também nunca cuidei muito da minha imagem.

Um abraço invejoso.
Carlos C