Em 25 de Junho de 1973 Quino, o pseudónimo do Joaquín Salvador Lavado, nascido em 1932 , decidiu terminar com a série, embora a personagem ainda tenha aparecido para promover campanhas em defesa dos Direitos Humanos.
Desde então Quino dedica-se exclusivamente ao cartoon humorístico.
Pessoalmente tive o privilégio de conhecer, por mero acaso, o criador da Mafalda, uma das minhas séries preferidas do mundo das tiras humorísticas, ao lado dos “Peanuts” e do Calvin & Hobbes”.
Um dia, 30 de Maio de 2003, visitava a Feira do Livro de Lisboa, deparei com um anúncio, no stand da Teorema, de que, daí a meia hora, Quino estaria presente para dar autógrafos. Esperei algum tempo e fui a terceira ou quarta pessoa com quem ele falou.
Quando lhe revelei a minha admiração e entusiasmo pela Mafalda, leitura da minha juventude, Quino revelou-se surpreendido pelo interesse que em Portugal ainda existe por essa personagem, referindo o facto de já não desenhar a Mafalda há muito tempo.
Às pessoas que pediam o seu autógrafo, ele desenhou alguns dos seus bonecos mais recentes. Para mim, perante o meu entusiasmo, condescendeu, e resolveu desenhar-me uma Mafalda, provavelmente um dos raros originais deste personagem desenhado depois de 1973.
É esse original que reproduzo acima, recordando este dia de aniversário de Mafalda e esse feliz encontro com Quino.
3 comentários:
SORTUDO,SORTUDÉRRIMO!!!!!!
Eu também quero uma Mafaldinha!!!!!
E também quero um "tógrafo" do QUINO!!!!!
Mas eu tenho uma Mafalda em barro, tamnho xxl e tu não tens!!!!
estamos +- quites!!!
Tu estás a ganhar!!!!
MC
Eu depois deixo-te ver o desenho original
um abraço
Venerando
Caro Sortudo de Matos.
Ter inveja dos outros é tão feio .... mas que se dane, eu também nunca cuidei muito da minha imagem.
Um abraço invejoso.
Carlos C
Enviar um comentário