Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Manhattan, uma data (11 de Setembro) e as ironias da História

Por ironia do destino, a história de Manhattan, neste dia 11 de Setembro, não está apenas ligada à tragédia dos atentados terroristas de 2001.
Hoje, para além da dolorosa recordação daquele dia, Manhatan comemora  o 400º aniversário da sua “descoberta”.
Foi no dia 11 de Setembro de 1609 que um navio, o “Halve Maen”, comandado pelo inglês Henry Hudson , ao serviço da coroa holandesa, chegou à ilha de Manhattan, a “Mannahatta” dos índios americanos, uma ilha verdejante, coberta de bosques e vegetação selvagem.
Para comemorar esse episódio, a cidade de Nova York, então baptizada como “Nova Amesterdão”, vai ser alvo de várias exposições e actividades que recordam aquele “tetracentenário”, como a exibição da célebre “Leiteira” de Vermeer no Museu Metropolitano de Nova York, obra cedida pelo Rijksmuseum, ou a exposição de uma réplica do “Halve Maen”.
Ainda em comemoração desse acontecimento, a Wildlife Conservation Society disponibilizou uma recreação visual da Ilha de Manhatan, tal como ela era em 1609, e que apresentamos em baixo.
Este um outro modo de comemorar este 11 de Setembro de 1609, reconciliando uma realidade mais humana com as imagens de horror desse dia em 2001.
Uma réplica do navio Holandês que descobriu a ilha de Manhattan em 11 de Setembro de 1609.
Manhattan hoje e em 1609
... e um outro 11 de Setembro de má memória.

Sem comentários: