Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A desorientação provocada por uma "Bússola Eleitoral"...

O meu amigo Moedas Duarte enviou-me esta Bússola Eleitoral.
Com base em 28 perguntas sobre economia, cidadania e sociedade e mais duas sobre os políticos e os partidos nacionais, é possível ver quais são os partidos que estão mais próximos das nossas opções.
O inquérito foi elaborado com a garantia de seriedade do ICS (Instituto de Ciências Sociais), e tem por base os programas dos partidos para este acto eleitoral.
Devo dizer contudo que o resultado que deu no meu caso, pôs-me perplexo e até desconfiado.
Da primeira vez que respondi, um pouco pela rama confesso, pôs-me como votante do… PS!
Desconfiado pus-me a responder com mais cuidado e o resultado que deu foi… no PS (mesmo colocando o Sócrates e o PS pelas ruas da amargura nas questões directamente relacionadas com eles).
Já estava desconfiado sobre a fiabilidade desse inquérito e ensaiei mais duas vezes, sendo mais coerente nas respostas e o resultado deu-me, da primeira vez, como votante no Bloco de Esquerda e da segunda como votante na CDU.
Finalmente, reflectindo mais aprofundadamente sobre as questões e sobre os equilíbrios mais coerentes comigo, na resposta às mesmas, o resultado final deu … Bloco de Esquerda, embora muito próximo da CDU.
Já aqui disse que, pelas razões apontadas, vou votar CDU, mas esta “bússola” eleitoral pode deixar-nos ainda mais desorientados. De facto, e na realidade, ninguém está a 100% ou a 0% com as ideias de um partido. Esta é uma virtude da democracia.
Por outro lado, os resultado, em relação ao PS, mostram o engodo com que este partido pretende enganar os eleitores: - apresenta um programa bem mais à esquerda do que aquilo que foi a sua realidade governativa nestes últimos penosos 4 anos e meio de “socratismo”.
É por isso provável que, uma ligeira diferença de gradação na resposta a 3 ou 4 perguntas deste inquérito, de 28+2, seja suficiente para se andar ali a variar entre a CDU, o BE ou o PS.
O problema não é do rigor do inquérito, mas dessa aldrabice do PS que nos pretender fazer esquecer os anos de governação neoliberal e de direita de Sócrates, com um programa realmente socialista, que depois voltará para a gaveta na primeira ocasião.

2 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Muito pertinente o teu exercício!
Achei a "bússola" interessante mas com reservas, também. Isto porque em muitas questões é difícil ajustar o grau de adesão ou negação.
Ós meus resultados foram semelhantes aos teus. E concordo plenamente que um problema da nossa vida política é a ambiguidade de nomes do PS e do PSD. Essa ambiguidade dá para eles deitarem a linha em diversos pesqueiros...

Anónimo disse...

É claro q há muitas ambiguidades entre o Ps e o PSD; q há um discurso eleitoral do PS e uma prática de governação de todos estes anos; q a esquerda não faz nada para se entender e que... daqui a um ano estamos outra vez com reflexões semelhantes pq alguém fará nova bússola e o nosso amigo Moedas vai querer q a gente se oriente por ela... pq neste País não há nada que se sirva de guia seguro e...estaremos novamente a votar.
Nota: não fiquei confusa com o meu resultado fico é baralhada com o País que temos