Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Este Carnaval Começa em Grande...

Agora que já passaram algumas horas sobre a ridícula intervenção do Ministério Público, censurando uma imagem afixada num Magalhães gigante de fibra de vidro, é tempo de alguma reflexão.
Em primeiro lugar, não deixa de ser sintomático que este seja o primeiro acto de censura oficial, por parte de uma instituição dita "responsável", exercido no Carnaval de Torres, desde o 25 de Abril.
Depois, é significativo que, sendo habitual o uso e abuso do nu e de caricaturas obcenas, desde que há carnaval, tenha sido o facto de tais figuras "ilustrarem" o écran artificial de uma "caricatura" do Magalhães a levantar tanta indignação entre os dignos censores. Pelo que parece o Magalhães é um objecto sagrado...
É ainda interessante recordar que, da última vez que o Carnaval foi alvo de um ataque por parte das instituições, no ano em que Cavaco Silva, então primeiro-ministro, decidiu não conceder o feriado de Carnaval, o feitiço virou-se contra o feiticeiro e muita gente resolveu boicotar a "jornada de trabalho" cavaquista. Então,tal como hoje, existia uma maioria absoluta, então, tal como se prevê para os próximos dias, o Carnaval viveu um dos seus momentos mais memoráveis. Cavaco Silva foi ridicularizado até ao tutano e, pouco tempo depois, iniciava o seu declinio político como primeiro-ministro.
Apesar da indignação e repulsa pela atitude do Ministério Público, este acontecimento anuncia que este vai ser um Carnaval em grande para Torres Vedras. Melhor publicidade não era possível...

Sem comentários: