Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de março de 2011

"COMPLEXO - Universo Paralelo" - um grande documentário a não perder.


“Complexo - Universo Paralelo” é um documentário sobre a célebre favela do “Complexo do Alemão”, uma das mais perigosas do Brasil e onde vivem cerca de 300 mil pessoas.

Os autores deste documentário, Mário e Pedro Patrocínio, viveram durante meses nessa favela, ganhando assim a confiança dos seus habitantes para poderem filmar quase todos os recantos da favela e seguirem a vida de alguns deles.

Sem os paternalismos a que nos habituamos a ver em muitas reportagens sobre os “pobres” da sociedade, a forma como se conta a história da vida das pessoas revela, pelo contrário, um grande carinho e um grande respeito por elas.

Quatro personagens se destacam na narrativa do filme:

A Dona Célia, mãe de oito filhos e com um marido alcoólico, que luta todos os dias por manter alguma dignidade na sua “barraca”, recolhendo ferro-velho para ter dinheiro para a comida e que se refugia na religião para ganhar forças para cada dia que passa;

O rapper McPlayboy que canta a vida dos habitantes da favela que ele tão bem conhece e que foi o responsável pelo interesse que os dois portugueses tiveram por este projecto, já que foi através de um documentário sobre esse músico que eles ficaram a conhecer melhor a realidade do “Complexo”;

O “Seu Zé” líder da Associação de Moradores do “Complexo do Alemão”, que todos os dias calcorreia a favela para tentar, com entusiasmo e determinação, resolver os problemas que surgem todos os dias e que desconfia dos políticos que por ali aparecem em época eleitoral, com promessas vãs;

Por último um grupo de jovens traficantes, anónimos, que mostram o lado negro do bairro e que explicam a razão de terem optado por essa vida de crime. Ficamos a saber no final do filme que todos eles estão mortos e um desaparecido.

A reportagem foi realizada em 2007, muito antes daquela favela se ter tornado mundialmente famosa pela mega-operação policial de Novembro último.

Um documentário destes já valia só pelo tema ou por dar voz às pessoas, mas os seus autores acrescentam-lhe um cuidado estético de grande qualidade, quer na forma como filmam e montam as cenas, quer na excelente fotografia. A beleza estética do filme até se arrisca a que encontremos beleza no que é horrendo.

Estamos perante um grande filme, feito com paixão e muito respeito pelos seus personagens.

É obrigatório ver.

Podem consultar AQUI o site oficial do filme.

(o documentário está em exibição em Torres Vedras, no Shoping Arenas, até ao próximo Sábado, com uma sessão diária, sempre às 19 horas).

(Uma nota à parte: soube recentemente que os dois jovens irmãos são filhos de um meu amigo de juventude e escola, que não vejo há alguns anos, e que têm família aqui em Torres Vedras).

Sem comentários: