Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeiros bombardeamentos das forças de Khadafi sobre Bengasi.

(cartoon de Antero Valério)

Primeiros bombardeamentos das forças de Khadafi sobre Bengasi - Mundo - PUBLICO.PT (clicar para ler a notícia).

O tempo joga a favor do ditador Khadafi.

O mundo anda distraído com outros assuntos e a acção que se exigia para apoiar as forças democráticas não passa das meras palavras de intenção e de circunstancia, sem consequência, apenas para agradar à opinião pública ocidental.

Mais do que indiferença , estamos perante a total incompetência da União Europeia para lidar com a situação. Aliás outra coisa não seria de esperar da incompetente srª Catherine Ashton “Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia”, uma pomposa designação inversamente proporcional à "competência" com que o cargo tem sido assumido!

A não ser que a razão de se deixar a Líbia entregue aos desvarios da loucura de Khadafi seja mais cínica: o facto de muitos políticos europeus estarem altamente comprometidos com o regime líbio (como parece ser o caso do presidente francês) , por via do petróleo, preferindo, à incerteza do seu afastamento, a certeza da “estabilidade” e da “paz dos cemitérios” proporcionada pelo ditador, garantindo-lhes a estabilidade das remessas de petróleo.

Sem comentários: