Los europeos no se fían de sus líderes · ELPAÍS.com (clicar para ler a notícia).
Como se pode ver por este estudo, o problema da incompetência dos políticos não é só português.
Os Europeus em geral não confiam nos seus políticos, quer nos que estão no poder, quer nos que estão à espreita para lá chegar.
É isso que revela um trabalho de investigação realizado colectivamente pelo The Guardian (Reino Unido), Le Monde (França), Der Spiegel (Alemanha), Gazet Wyborcza (Polónia) e El País (Espanha), com base em entrevistas feitas a cidadãos desses cinco países entre 24 de Fevereiro e 8 de Março.
A forma como os líderes políticos europeus se revelam incompetentes para enfrentar a grave crise que atravessa a Europa e as desastradas e selectivas medidas de austeridade por eles fomentadas, estão na origem dessa desconfiança.
Só 14 % dos inquiridos acreditam “nalguma” capacidade dos seus líderes em ultrapassarem a crise.
Pior ainda que essa desconfiança é a percepção da maioria dos Europeus, 90%..., sobre a falta de honestidade e integridade dos seus políticos.
É o resultado de se governar para agradar aos “mercados” contra o bem estar dos seus cidadãos e da forma comprometida como esses líderes europeus se comportam face ao poder financeiro.
Este inquérito é também um sinal de que os cidadãos europeus já não são facilmente enganados e começam a levantar a cabeça.
Sem comentários:
Enviar um comentário