Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 17 de março de 2011

ESTAMOS FEITOS! : Apelo de Cavaco aos jovens dividiu os portugueses


Público - Apelo de Cavaco aos jovens dividiu os portugueses (clicar para ler a notícia).

Estamos feitos!

Este País está entregue aos bichos! Ou antes, conhecendo os bichos e os homens que nos governam, antes estivesse entregues àqueles…

Então não é que a mais alta figura do Estado (…alta na hierarquia, esclareça-se…), disse, na passada terça-feira, perante uma plateia de antigos combatentes:"Importa que os jovens deste tempo se empenhem em missões e causas essenciais ao futuro do país com a mesma coragem, o mesmo desprendimento e a mesma determinação com que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na guerra do Ultramar."

…Repita lá para eu ouvir melhor!??...

Ouve de facto alguns jovens de então que “assumiram” com “determinação” a sua “participação” na “guerra do Ultramar”, principalmente se a “assumiram” por detrás de uma secretária no sossego da então Lourenço Marques, como foi o caso do autor daquelas palavras.

A maior parte dos jovens desse tempo, será justo recordar, foram para a guerra obrigados, e a sua participação na guerra não foi “assumida” na “defesa” do Ultramar, nem com “desprendimento”, embora não se negue a coragem de muitos deles em cenário de guerra.

Aliás, o melhor exemplo de “coragem”, de “desprendimento” , de “determinação” e de “participação” dos jovens militares dessa geração foi o seu empenhamento e adesão ao 25 de Abril que tinha como primeiro objectivo acabar com aquela guerra absurda e injusta.

Há também que recordar muitos dos jovens inconformados dessa altura que, por via da sua oposição ao regime de então e à guerra do “Ultramar” (…ou colonial?), foram mobilizados à força e enviados para os piores cenários daquela guerra (uma história que ainda está por contar…).

E houve ainda outros que, aos milhares, abandonaram o país para procurarem melhor futuro noutras paragens, com grandes sacrifícios pessoais e emocionais.

Com um primeiro-ministro em delírio, uma oposição à direita “tomada” pelo bando do “compromisso Portugal” e uma oposição de esquerda a viver na década de 70, só nos faltava um presidente a branquear a história….estamos feitos!

Sem comentários: