Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Um Dia Histórico para a Fotografia Ibérica


É hoje que a prestigiada agência Magnum decide se integra nos seus quadros a fotógrafa espanhola García Rodero, autora, entre outras obras, da fabulosa “España Oculta”(o blog e o site da Magnum podem ser vistos a partir da barra lateral).
A decisão será o culminar de quatro anos de um exigente processo de candidatura àquela agência.
Cristina García Rodero nasceu em 14 de Outubro de 1949 em Puertollano, e é uma das fotografas mais prestigiadas do país vizinho.
O processo de admissão terá lugar hoje, através da análise, por parte de fotógrafos da Magnum, do seu trabalho exposto em Londres, seguindo-se uma votação secreta que decidirá da sua adesão.
Intitula-se esta exposição “Entre o céu e a terra”, onde se condensa toda a sua obra num conjunto de 109 fotografias.
Segundo o El País, essa exposição “agrupa diversas abordagens das dualidades e contradições do ser humano: o espiritual e o carnal, o religioso e o pagão, o natural e o sobrenatural, a vida e a morte, a cidade e o campo, o novo e o velho”, preocupações que já se tinham revelado na sua obra fundamental,” España oculta”, que reúne “um conjunto de imagens sobre a idiossincrasia religiosa espanhola.
García Rodero formou-se em Belas Artes na Universidade Complutense de Madrid no final dos anos 60, voltando a essa universidade para leccionar, entre 1983 e 2005, aulas de fotografia.
Poucos alunos conheciam o valor da obra da sua professora, uma pessoa humilde, que fotografava ao domingo, percorrendo, num carro pequeno, caminhos desconhecidos que levavam a pequenas aldeias, dormindo no carro quando era preciso
A sua obra saiu do anonimato quando foi premida, em 1993, pela World Press Photo.
Segundo o El País, García Rodero é “uma mulher de aspecto humilde”, o que lhe permite passar quase despercebida, conseguindo assim uma maior autenticidade quando fotografa.
García Rodero “espera que a agência, que lhe parecia inacessível até há pouco, a ajude a continuar a aprender”, afirmando, na sua humildade, que quer “estar entre sábios” para discutir com eles o “ofício”.
À beira de festejar o seu 60º aniversário, deseja que a Magnum lhe permita trabalhar até muito tarde, na sua velhice.

Sem comentários: