Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de junho de 2009

Nas Eleições Europeias de Hoje ... Quem ganha e quem perde?

Antes de se conhecerem os resultados das eleições de hoje, talvez seja importante consultar os dados históricos da Comisão Nacional de Eleições (CNE), para perceber melhor quem perde e quem ganha nas eleições de hoje.
Em 2004 a abtenção foi de 61,4%. Logo uma abstenção muito superior a esta será uma derrota para a nossa classe política, mas também para o dever cívico dos eleitores portugueses.
Se quisemos afinar ainda mais o valor dessa abstenção, tendo em conta que o número de eleitores de hoje á muito superior ao nº de há 5 anos, talvez seja bom tomar por base o número em bruto de votos expresso, que, em 2004, foi de 3 404 782 (estavam inscritos 8 821 456).
Se é verdade que vence quem ficar em primeiro, também será interessante analisar os resultados, comparativamente com os de 2004, não só em percentagem, que pode dar falsas ilusões de força ou fraqueza, mas, principalmente em resultados absulutos.
Em 2004 o PS venceu com 44, 53% e 1 516 001 votos, o PSD, então no governo, e concorrendo em coligação como o CDS-PP, obtiveram, no seu conjunto, 1 132 769 votos, com 33,27% dos votos, o PCP teve 309 401 votos, 9,9%, e o BE 167 313 votos, com 4,91%.
Os votos do PSD e do CDS só podem ser analisados no seu conjunto.
Nos restantes partidos será importante observar quem ganha e quem perde eleitores, e se ests foram para a abstenção ou para outros partidos.
Esta análise, para além dos resultados percentuais, é também interessante para perceber, na realidade dos números absolutos, que partidos ganharam ou perderam eleitores e as tendências de transferência de votos.
Uma outra análise terá a haver com aquilo que realmente interessa, a escolha dos 22 representantes de Portugal ao Parlamento Europeu.
Em 2004 o PS obteve 12 dputados, a coligação à direita 9, o PCP 2 e o Bloco 1. É preciso ter ainda em conta que Portugal, nestas eleições, escolhe menos 2 deputados, o que também relativiza qualquer comparação que tenha apenas em conta estes dados.
Aguardamos que, logo à noite,os nossos comentadores de serviço estejam atentos a estas diferentes perspectivas de analise dos resultados, e não passem a noite a comentar sondagens.
Entretanto, não deixe que os outros escolham por si.
Ainda tem cerca de três horas para votar.

Sem comentários: