Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de junho de 2009

No 130º aniversário da publicação do "António Maria"

(clicar sobre a imagem para a ver em tamanho maior)


Passam hoje 130 anos sobre o lançamento de um dos primeiros jornais humorísticos de Portugal, o “António Maria”, dirigido por Rafael Bordalo Pinheiro.
Na apresentação da sua primeira edição de 12 de Junho de 1879, definia como objectivos fazer “todas as diligencias para ter razão, empregando ao mesmo tempo esforços titanicos para, de quando em quando, ter graça.
“Possuido d'estas duas ambições, claro está que Antonio Maria não tem outro remedio, na maioria dos casos, senão ser opposição declarada e franca aos governos, e opposição aberta e systemática ás opposições, o que não o impossibilita de ser amavel uns dias por outros, e cheio de cortezia em todos os números”.
O seu nome ficou a dever-se ao nome de António Maria de Fontes Pereira de Melo, o político então em destaque, e que seria o alvo preferido das críticas sarcásticas dessa publicação.
Nas suas páginas, entre outros, o célebre “Zé Povinho” conheceu os seus dias de glória, e foram apoiados os Republicanos, em plena expansão.
O irmão Columbano e o filho Manuel Gustavo colaboraram ao lado de Rafael Bordalo Pinheiro.
Suspenso em Janeiro de 1885, o “António Maria” só voltou a reaparecer em 1891, prolongando-se esta 2ª série até 1898, publicando-se irregularmente a partir de 1895.
Possuindo a colecção dos três primeiros semestres da publicação de “António Maria”, contamos divulgar, em próximas ocasiões, algumas das caricaturas publicadas por Bordalo Pinheiro.

Sem comentários: