Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dorothea Lang na Photo España

“Os Anos Decisivos” é o título de uma das exposições da Photo España dedicada á obra de Dorothea Lange, que reúne 140 imagens da sua autoria.
A maior parte delas foram elaboradas para o projecto da Farm Security Administration, apoiado pela administração de Franklin D. Roosevelt, com o objectivo de mostrar ao povo americano a gravidade da crise dos anos 30, e justificar assim muitas das suas políticas.
A exposição inclui igualmente outros trabalhos menos conhecidos da autora, como o conjunto de fotografias que mostram os campos de reclusão onde foram colocados os cidadãos norte-americanos de origem japonesa após o ataque a Pearl Harbor, censuradas até ao ano passado pelas autoridades militares norte-americanas.
Um dos ícones da obra de Lange é o retrato acima reproduzido, intitulado “Migrant Mother”, publicado pela primeira vez no “San Francisco News” em 11 de Março de 1936.
A mulher retratada chamava-se Florence Owens Thompson, uma mãe emigrante, desempregada, de 32 anos e com sete filhos, que se alimentava, a ela e aos filhos, de pássaros que estes caçavam edas ervas que apanhava no campo, em Nipomo, uma localidade Californiana.
Quando Lange a fotografou, tinha acabado de vender as rodas do seu carro para poder comer.
“Pensei que a minha foto a podia ajudar e foi ela que me ajudou a mim”, admitiu Dorothea Lange, que nunca cumpriu a promessa de lhe enviar a foto.
(elaborado a partir de um texto do jornalista Alfredo Merino para a edição on-line do “El Mundo” de 19 de Junho de 2009)

Sem comentários: