Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de junho de 2009

SOU PROFESSOR, NÃO VOTO EM VITAL MOREIRA

Quando o PS escolheu para cabeça de lista às eleições europeias uma figura como Vital Moreira, logo muitas vozes clamaram que o PS estava a “virar á esquerda”.
Na realidade Vital Moreira já deixou de ser de esquerda há muito tempo.
Bastava ler as suas crónicas de apologia às políticas do governo neo-liberal de José Sócrates, editadas no Público, para perceber que Vital Moreira já não é de esquerda, como o próprio PS liderado por José Sócrates o deixou de ser.
Com as políticas deste governo, tão bem defendidas pelas excelentes qualidades literárias de Vital Moreira, agravaram-se as condições de vida dos mais pobres, agravaram-se os direitos de quem trabalha, optou-se pelos remendos caritativos para fugir a reformas de fundo na segurança social, alargou-se o leque das desigualdades, aumentou o desemprego, baixaram os salários reais, aumentaram as fortunas especulativas, empregaram-se os amigos políticos (entre os quais o próprio Vital Moreira, na EDP) em empresas públicas, em altos cargos da administração ou em empresas que vivem à sombra do Estado ou lhe devem favores.
Por isso parece ridículo o apelo de José Sócrates, feito num espanhol macarrónico, por ocasião da abertura da campanha eleitoral, contra o “neo-liberalismo”, ele que foi o expoente máximo do pior dessa ideologia em Portugal, e apelando, de forma oportunista, a uma mudança na Europa como a que se deu na América com Obama.
Esquece-se que a Europa só mudará quando varrer os últimos resquícios do neo-liberalismo, representado, entre outros, pelo próprio Sócrates.
A aparente viragem à esquerda do PS, com a candidatura de Vital Moreira, não passa de uma grosseira caricatura, bem reveladora do oportunismo político do socratismo.
Acrescente-se ainda o modo calunioso e arrogante com Vital Moreira se tem comportado nesta campanha eleitoral, evitando um debate sério e profundo sobre a Europa que queremos.
Se tudo o que se disse já não chegasse para eu não votar PS, hà ainda a acrescentar aquilo que o próprio Vital Moreira disse sobre os professores em várias das suas crónicas.
Ele foi um dos mais persistentes defensores das políticas deste Ministério da Educação, usando argumentos eivados de má-fé e meias verdades, alinhando ao lado das boçalidades escritas sobre o assunto por Miguel Sousa Tavares, Fernando Madrinha , Emídio Rangel e Fernanda Câncio.
Só isto já bastava para daqui apelar a todos os Professores:

SE ÉS PROFESSOR E DE ESQUERDA, NÃO VOTES NO PS DE SÓCRATES E VITAL MOREIRA!

Sem comentários: