Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Últimas Sondagens revelam grande indecisão e empate técnico

(cartoon da autoria de Antero Valério,no seu blog Anterozóide)

As duas mais recentes sondagens sobre as eleições europeias, hoje divulgadas, mostram que está tudo em aberto em relação ao resultado final do próximo Domingo.
Se a sondagem da Universidade Católica/DN/Antena 1/RTP/JN dá uma ligeira vantagem ao Partido Socialista, com 34%, sobre o seu rival mais próximo, o PSD, com 32%, a sondagem da Marktest para a TSF e “Diário Económico”, colocam o PSD como força vencedora, com 32,5% de intenções de voto, contra 29,4% para o PS.
Na prática, e perante o grande número de indecisos, 18%, segundo a sondagem da “Católica” e o efeito da abstenção,pode-se afirmar que se está perante um empate técnico.
É de salientar, contudo, uma tendência que se tem vindo a acentuar, que é a do PS estar a perder rapidamente terreno, reflexo da desastrosa campanha de Vital Moreira.
A disputa pelo terceiro lugar nas intenções de voto revela igualmente um empate técnico. Na sondagem da “Católica” a CDU aparece em terceiro lugar, com 11%, seguida muito de perto pelo BE, com 9%, surgindo ambas as forças empatadas, com 8,9% cada, na sondagem da Marktest.
Quanto ao CDS-PP, mantém-se na 5ª posição, respectivamente com 4% e 3,3%.

Ficha técnica da Sondagem da Universidade Católica:
“Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para o Diário de Noticias, a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias, entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente 39 freguesias do País, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com menos de 3200 recenseados, entre 3200 e 11.000 e mais de 11.000 recenseados.
“A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições europeias de 2004 e legislativas de 2005 nessas freguesias estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada freguesia. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente.
“Foram obtidos 3375 inquéritos válidos, sendo que 55% dos inquiridos eram do sexo feminino, 44% na região Norte, 12% no Centro, 32% em Lisboa e Vale do Tejo, 6% no Alentejo e 4% no Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente no Continente por sexo (2007), escalões etários (2007) e qualificação académica (2001), na base dos dados do INE, e por região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de cooperação foi de 83%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 3375 inquiridos é de 1,7%, com um nível de confiança de 95%.”

Ficha técnica da Sondagem da Marktest:
“O barómetro realizado pela Marktest para a TSF e “Diário Económico” realizou-se entre 27 e 30 Maio. Este estudo teve como universo a população de Portugal Continental com mais de 18 anos e que habita em residências com telefone fixo. A amostra é de 807 inquiridos, sendo a maior parte mulheres. Foram feitas 160 entrevistas na Grande Lisboa, 91 no Grande Porto, 131 no Litoral Centro, 156 no Litoral Norte, 179 no Interior Norte e 90 no Sul. O intervalo de confiança desta sondagem é de 95 por cento e a margem de erro de 3,46 por cento.”

Sem comentários: