Pesquisar neste blogue

terça-feira, 23 de junho de 2009

"798 Art District"

O “798 Art District” ocupa uma área com cerca de 20.000 m2, onde se instalaram 50 galerias de arte contemporânea, cafés e restaurantes, lojas alternativas, livrarias especializadas, ateliers onde trabalham e habitam cerca de 300 artistas. Aí existe também um espaço multiusos onde se divulgam várias propostas vanguardistas na área da dança, do teatro e da música.
Este espaço foi classificado pela revista “Time” como um dos 22 bairros urbanos com maior importância cultural, em todo o mundo.
Não estamos a falar de um bairro de Nova Iorque ou de Chicago, de Paris ou Londres, de Berlim ou Praga.
O “798 Art District”, situa-se surpreendentemente, num subúrbio da cidade de …Pequim, sendo actualmente o principal bairro artístico desta cidade.
Foi fundado em 2002, sobre as ruínas do complexo da antiga fábrica de produtos electrónicos, a “798 Dashanzi”, obra projectada pela antiga RDA, ao estilo Bauhaus, construída na década de 50.
Incluía as habitações dos cerca de 20 mil operários que aí trabalhavam, as cantina, quatro caldeiras, clubes literários e campo de futebol, uma sala onde a orquestra ensaiava hinos patrióticos maoistas e realizava concertos de música clássica para entreter a “classe operária” nas horas vagas.
A única “arte” visível e permitida nas paredes desses edifícios eram os grandes murais de propaganda maoista, alguns dos quais ainda são visíveis no espaço actual.
Desmantelada nos anos 90, o espaço foi escolhido pela Academia Central de Arte da China par instalar a sua sede.
Os artistas do novo centro cultural pediram aos projectistas para manterem elementos da antiga fábrica, o que permitiu que o “798 Art District” mantivesse o contraste entre as ruínas do passado e um presente que procura revelar ao mundo toda a modernidade artística da “nova” China.
Apesar da aparente liberdade criativa dos artistas desse espaço, não se encontram aí quaisquer referências a Tienanmen, aos protesto dos monges budistas do ano passado, ou qualquer crítica ao regime actual.
Contudo, este não deixa de ser um dos espaços urbanos mais criativos e vanguardistas deste princípio do novo século.

(texto elaborado a partir de uma reportagem de Isabel Garcia, na edição on-line do El Mundo de 16 de Junho último. As fotografias usadas foram retiradas do arquivo da Google)

Sem comentários: