Cansados da passividade dos partidos da esquerda italiana, face aos desaforos da política de Berlusconi, um grupo de internautas, apenas com recurso a blogues e ao Facebock, convocou para hoje manifestações para Roma e outras cidades italianas, europeias e de outras partes do mundo, para assinalar o “NO Berlusconi Day”.
O apelo à realização dessas manifestações anti-Berlusconi foi um êxito, conseguindo reunir, só em Roma, cerca de meio milhão de manifestantes. No total ter-se-ão manifestados nas ruas cerca de milhão e meio de pessoas.
Em Roma, na tribuna, instalada na praça San Giovanni in Laterano, os participantes destacaram a independência de seu movimento nascido na internet, para o qual escolheram a cor lilás.
Berlusconi é a prova de que a democracia não é um dado adquirido e que a história se pode repetir duas vezes, no caso da Itália, como tragédia com Mussolini e, agora, como comédia, com Berlusconi.
Entretanto a manifestação coincidiu com revelações de um mafioso arrependido que envolvem Berlusconi com aquela organização criminosa.
A sociedade civil italiana parece começar agora a despertar para a grave situação política do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário