Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Na Bolívia, não há alternativa credivel ao populismo de Morales (!?)


Este Domingo os bolivianos escolheram Evo Morales para um segundo mandato presidencial.


A força política de Morales deve-se em grande parte ao apoio da população indígena da Bolívia, com um peso de cerca de 62% na população daquele país de 10 milhões de habitantes.
O programa político de Morales baseia-se nos direitos que tem dado a essas populações maioritárias, mas extremamente pobres, bem como nos subsídios, numa educação própria, na autonomia regional e na preservação dos costumes dessa população.
A aposta na educação tem sido uma dos aspectos mais polémicos da sua política, ao criar um sistema de ensino fortemente controlado pelo poder.


Uma minoria urbana de classe média, os grandes proprietários rurais prejudicados pelas medidas do governo, e os militares saudosos da velha e sangrenta ditadura, cultural e etnicamente ocidentalizadas, são os principais opositores de Morales, mas são mal vistos por uma população maioritariamente de origem rural e muito pobre e que sobrevive na capital com um comércio semi-legal de venda de roupa e outros produtos de venda ambulante, onde se sujeitam a condições de trabalho degradantes, do pior que existe no capitalismo.
As alternativas neo-liberais apresentadas como panaceia por essa oposição ao “socialismo indígena” e populista de Morales já deram más provas no passado, neste e noutros países da América latina, pelo que dificilmente, e nos próximos tempos, a política do presidente reeleito encontrará alternativas válidas e credíveis.

Por tudo isso, a situação social na Bolívia é bastante explosiva, não se vislumbrando saídas para a crise política e económica que o país atravessa.




Sem comentários: