Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ordens do Dia de Beresford (8) Dezembro de 1809


Depois de semanas de alguma estabilidade, o Quartel General de Beresford, do qual eram emanadas as Ordens do Dia, revelou alguma movimentação, reflexo dos preparativos para a defesa de Lisboa, como se pode ver na lista abaixo transcrita, elaborada com base na indicação da origem das ordens:

1 de Dezembro de 1809 a 7 de Dezembro – Quartel estabelecido no Calhariz
8 de Dezembro – em Torres Vedras.
9 de Dezembro – em Peniche.
10 de Dezembro – em Caldas da Rainha.
11 de Dezembro – em Alcobaça.
12 e 13 de Dezembro – em Leiria.
14 a 19 de Dezembro – em Tomar.
20 de Dezembro – no Calhariz [?].
21 de Dezembro – na Golegã.
22 de Dezembro – em Torres Novas.
23 a 31 de Dezembro – em Tomar.

A maior parte das Ordens do Dia revelam a preocupação com várias promoções de militares ou as reforma dos mesmos, num afã que denota uma tarefa já muito avançada na reorganização do exército português.

O Elogio aos Regimentos de Infantaria nº 4 e nº 10, pela “excellente disciplina”, mas também pela sua apparencia”, é igualmente prova dessas situação. Beresforde propôs que esses regimentos fossem recompensados com “licença a dez homens por Companhia por quinze dias” (OD, 15 de Dezembro de 1809). Ao longo do mês tais elogios serão extensíveis a outros regimentos.

Também o é o decreto régio aumentando o salário dos oficiais a partir de Janeiro de 1810 (OD de 27 de Dezembro de 2009).

Nesse mesmo mês de Dezembro deu-se conta da sentença proferida em Conselho de Guerra acerca das “atrocidades commettidas contra a pessoa do Tenente General Bernardim Freire de Andrade, muitos Officiaes do seu Estado Maior, e outras pessoas mortas, ou prezas em tumultos populares, com o pretexto de traição” ocorridos no Minho no principio do ano (OD, de 20 de Dezembro de 1809).


Um dos primeiros objectivos de Beresford , a criação de um exército disciplinado e hierarquicamente organizado, parecia estar concretizado no final desse ano de 1809.

Sem comentários: