Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Começa-se a Fazer o Balanço do Efeito dos Temporais que têm assolado a região de Torres Vedras.


Há pouco abateu-se mais uma trovoada, acompanhada de forte, embora curto aguaceiro, em Torres Vedras.
Hoje à tarde os vales junto a Gibraltar, Ponte do Rol e Casalinhos estavam bastante alagados.
Entretanto continua-se a fazer o balanço dos estragos do "tornado" do dia 23, como anuncia hoje o Público on-line:

"O director regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo disse hoje, em Torres Vedras, que os prejuízos no sector agrícola causados pelo mau tempo rondam os 40 milhões de euros.

"Estamos a falar em mil postos de trabalho [afectados], o que é de grande relevância, e prejuízos na casa dos 40 milhões de euros", afirmou José Canha, após o levantamento efectuado junto dos agricultores.
O responsável revelou que dos 600 hectares de estufas "40 por cento estão destruídos na sua totalidade e outros 40 por cento com destruição parcial", afectando sobretudo a fileira dos hortícolas.
O levantamento efectuado aponta também para 100 hectares de morangos com abrigos destruídos, o que "afecta o potencial produtivo" desta cultura.
Telhados de várias explorações pecuárias voaram, pondo em causa o abrigo dos animais, além de estragos em armazéns de apoio à actividade agrícola e em centrais hortícolas.
O director regional revelou que o levantamento vai ser entregue ao ministro da Agricultura, sendo considerado um documento importante para que sejam decididos os apoios para o sector, na reunião do Conselho de Ministros de quarta-feira.
José Canha sublinhou que "para repor o potencial produtivo é preciso pagar" de imediato, já que os agricultores estão descapitalizados e sem recursos para recorrer apenas à linha de financiamento de 50 por cento a fundo perdido, já anunciada na semana passada.
Neste sentido, o director regional admitiu que as instituições bancárias poderão vir a associar-se às medidas a anunciar pelo Governo no sentido de flexibilizar o crédito, através de linhas de financiamento com juros bonificados.
José Calha falava após uma reunião na freguesia de A-dos-Cunhados (Torres Vedras) com 11 associações de agricultores e organizações de produtores, representativas de 500 a 600 agricultores dos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã".

in Público, 29 de Dezembro de 2009, de acordo com notícia da LUSA

1 comentário:

Alexandre Cardana disse...

não consigo deixar de olhar para toda esta situação com uma imensa tristeza...