Pesquisar neste blogue

domingo, 9 de maio de 2010

A Fotografia da Semana - 9 de Maio - No 65º aniversário do final da Guerra na Europa, o regresso dos fantasmas?

A pretexto do 65º aniversário do final da Grande Guerra na Europa, o impensável está a acontecer na Rússia, com o regresso em força do culto de Estaline.

A fotografia reproduzida foi tirada em S. Petersburgo esta semana.

Já nem nas últimas décadas do período soviético se exibia a iconografia estalinista, cujo regime, desde a segunda metade dos anos 50, era visto como politicamente inconveniente pelo próprio regime.

Foi preciso que acabasse o regime soviético para, poucos anos passado, se ver o regresso em força do culto por Estaline.

A entrada triunfal do capitalismo selvagem na velha Rússia, com as suas trágicas consequências sociais, económicas e culturais, muito contribuiu para a recuperação da tenebrosa imagem do sanguinário ditador.

A forma abusiva como a historiografia ocidental colocou no mesmo saco Hitler e Estaline, pela falácia dessa comparação, pois o nazismo foi um acontecimento único e o Holocausto não tem comparação, terá igualmente contribuído para a injusta reabilitação do homem que destruiu o essencial da Revolução de Lenine.

O modo como se tentou apoucar a contribuição soviética para a derrota do nazismo foi outra das razões que levaram à valorização exagerada da figura do ditador.

Foram arrogantes em relação à nova  Rússia, agora habituem-se…

Sem comentários: