Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Grupo de Bailado de Olga Roriz interpreta Stravinsky

(fotografia de Paulo Alexandrino)

No último Sábado tive a oportunidade de assistir à estreia da coreografia de Olga Roriz para a Sagração da Primavera.

Este espectáculo foi uma encomenda do Centro Cultural de Belém feita àquela consagrada bailarina/coreógrafa, contando com um introdução composta por Luís Tinoco que fez a ponte com a obra de Stravinsky.

A actuação de 22 bailarinos foi acompanhada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Cesário Costa.

No Sábado passado comemorava-se o 97º aniversário da estreia da Sagração da Primavera no Teatro dos Campos Elísios, em Paris, obra que encerrava uma trilogia de bailados composta por Stravinsky para os “Ballets Russos” de Diaghliev. As outras duas obras foram o Pássaro de Fogo e Petrushka, estreadas, respectivamente, em 1910 e 1911.

A coreografia de Olga Roriz consegue transmitir toda a força e dramatismo da obra, com beleza e irreverência e criatividade.

Até ao próximo dia 3 de Junho é possível assistir a este excelente espectáculo no Centro Cultural de Belém por preços que variam entre os 5 e os 25 euros…muito menos que um bilhete para o futebol ou para o “Rock in Rio”.

O fotógrafo Paulo Alexandrino captou AQUI alguns dos momentos dos ensaios para esta coreografia .

Sem comentários: