Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mais de metade dos portugueses "prefere" Salazar à Democracia (!!???)


....É essa a interpretação que se pode fazer das respostas que os portugueses deram a um inquérito ao ProjectoFarol.
Mais de metade dos inquiridos consideram que o país estava melhor ...há 40 anos!!

Isso mesmo pode ser lido na notícia abaixo:

Público - Só 6% dos portugueses confiam na classe política (clicar na frase para ler a notícia).

O mais preocupante desse inquérito ao sentir dos portugueses, não será tanto o resultado em si, mas o que ele denota em relação à ignorância dos portugueses, em geral, sobre a sua história recente.

Dizer que estávamos melhor no Estado Novo do que estamos hoje, pode levantar o ego de uma certa direita (tal como aconteceu com a escolha de Salazar como o “maior” português de sempre), mas deve preocupar os que defendem a democracia.

A credibilidade dessa afirmação, subscrita por mais de 50% dos inquiridos, põe igualmente em causa outras conclusões tiradas desse inquérito, mesmo que possamos simpatizar com algumas delas, porque, como se viu, se baseiam numa ignorância generalizada.

A situação em Portugal nas últimas duas décadas tem-se vindo a degradar, o país estagna, devido à incompetência de uma geração de políticos formados na década de 80, a ignorância faz o seu caminho por via da programação anestesiante da maior parte da nossa comunicação social, mas, mesmo assim, todos os indicadores (se não quisermos usar a própria memória, o que é capaz de dar um certo trabalho…), desmentem totalmente o resultado desse inquérito.

Deixar que a alarvidade e a ignorância comandem as opções políticas do país, com base nesses inquéritos, é um caminho perigoso.

Esse inquérito tem, apesar de tudo, uma virtude, que é o de nos alertar para o baixo nível de formação, de conhecimento e de cidadania dos portugueses.

Assim o saibam as nossas elites interpretá-lo e corrigi-lo.

Sem comentários: