Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Tempestade Xynthia mata em França.



A tempestade que ontem atravessou Portugal e atingiu duramente o norte da Espanha já matou mais de 45 pessoas em França, entre a última madrugada e esta manhã.
A região mais atingida foi a Vendeia. Só aqui morreram 29 pessoas.
A tempestade que agora se desloca para norte e já provocou a morte de 10 pessoas na Alemanha, já tinha provocado um morto em Portugal e três em Espanha.
Grande parte das mortes foram provocadas por quedas de árvores e acidentes de automóvel.
Podem ver AQUI as regiões mais atingidas em França.

"As Ecolhas de Marcelo"... na hora da despedida...

Chega hoje ao fim o programa “As Escolhas de Marcelo” .

Recordo-me, já lá vão muitos anos, de ter estado presente num colóquio em Torres Vedras onde o orador convidado era Marcelo Rebelo de Sousa.

A sua presença integrava um conjunto de painéis , que contaram também com a presença de Mário Soares e Álvaro Cunhal e alguém do PP, cujo nome não me recordo.

Lembro-me de, no final da sua intervenção, o ter aplaudido entusiasticamente. Deve ter sido a primeira fez que aplaudi, de vontade, um então dirigente do PSD, partido por quem não tenho afinidades políticas ou ideológicas.

Marcelo Rebelo de Sousa, então como agora, tinha esse condão de saber reflectir sobre a realidade nacional, mantendo distanciamento em relação à sua ideologia política e capacidade usar um raciocínio claro, aberto e estimulante.

Na profusão de opinadores e comentadores que invadiram o espaço jornalístico e televisivo, a maior parte incapaz de um pensamento original ou de sair dos padrões ideológicos neo-liberais, poucos conseguem revelar as capacidades reflexivas, críticas e analíticas de um Marcelo Rebelo de Sousa (MRS).

Foi essa capacidade que fez do seu programa um dos mais vistos e respeitados pela audiência televisiva.

Não deixou de ser curioso que a direcção da RTP não tivesse percebido a independência e originalidade de MRS em relação ao partido onde milita e tivesse sentido necessidade, para “garantir o pluralismo”, de contrabalançar o programa de Marcelo com a criação de outro programa do género com a presença de um militante do PS. Refiro-me ao “Notas Soltas” de António Vitorino.

Em primeiro lugar, se defendiam o pluralismo político, então deviam ter convidado comentadores próximos do BE, do PCP ou do PP para outros tantos programas do género.

Em segundo lugar, a diferença de audiência entre aqueles dois programas é a prova acabada do equívoco desse “princípio”. Se Marcelo se consegue distanciar dos que lhe estão ideologicamente próximos, o mesmo não se pode dizer de António Vitorino.

A actuação de António Vitorino limitou-se a fazer figura de “limpa fundos” das asneiras políticas do “socratismo” ou de tentar atenuar as críticas de Marcelo à actuação governamental.

Em terceiro lugar, não deixa de ser no mínimo estranho que o fim das “Escolhas de Marcelo” tenha sido condicionada pela saída anunciada de Vitorino, em nome de um discutível “pluralismo” informativo defendido pela actual direcção da RTP.

Recorde-se que MRS havia abandonado a TVI em protesto contra pressões do governo de Pedro Santana Lopes sobre o seu programa.

À luz deste e de outros acontecimentos recentes, aquela actuação do governo PSD/CDS, que tantas críticas mereceu então de José Sócrates, não deixa de ser vista hoje, a esta distância, como uma gota de água no oceano das pressões do “socratismo” sobre a comunicação social.

Muitas vezes discordei das opiniões de MRS, mas é sempre uma perda quando alguém com um pensamento estimulante e original , como o seu, deixa de ter um espaço próprio para se manifestar.

É mais uma pedra na construção do cinzentismo cultural e ideológico deste país. O “socratismo” agradece.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Primeiras Imagens do Sismo no Chile

Estas são algumas das primeiras imagens divulgadas pelas agências internacionais sobre o trágico sismo do Chile desta madrugada.
Receia-se o efeito de um tsunami sobre a costa Mexicana.
Fica aqui o nosso abraço solidário para com as populações atingidas por mais esta tragédia.













O Cartoon da Semana - já chega!


Lá como cá, o sapo tem razão...já chega!
( Fonte: El País)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vem aí "Borrasca"...ou a "Tempestade Perfeita" (?).

(imagem satélite do inicio da noite... por enquanto reina a calma...)

A edição on-line do Diário de Notícias publica esta noite uma notícia preocupante sobre a tempestade que vai atingir o Continente esta madrugada:

"Portugal está hoje em alerta devido à aproximação de uma tempestade em formação no Atlântico. A Protecção Civil pôs todo o País em alerta, na sequência dos avisos do Instituto de Meteorologia (IM).

"O IM considera que todos os distritos a Norte do Tejo, excepto Bragança, estão em situação meteorológica de risco extremo devido ao vento e chuva.Por isso, a Protecção Civil pôs os distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro em alerta amarelo e o resto do continente em alerta laranja.

"A tempestade que vai atingir a Península Ibérica foi qualificada pela agência meteorológica espanhola Aemet como uma "ciclogenese explosiva" ou "bomba meteorológica", uma perturbação tempestuosa efémera mas muito violenta que pode causar estragos consideráveis.

"Uma tempestade que se está a intensificar muito rapidamente no Atlântico, a oeste da ilha da Madeira, e que se vai deslocar para o mar Cantábrico pelo noroeste da península vai provocar ventos muito fortes e tempestade no mar", afirma a agência num comunicado.

"A tempestade, acompanhada de rajadas comparáveis às de um furacão, deverá atingir a península nas primeiras horas de sábado, segundo a agência.

"No continente, durante a madrugada vai começar a sentir-se gradualmente uma intensificação do vento. No início da manhã já teremos situações para avisos meteorológicos", disse Eduardo Duarte, do Instituto de Meteorologia.

"De acordo com o meteorologista, o aviso meteorológico mais elevado, o vermelho, foi decretado para o "litoral norte e boa parte daquela região devido a rajadas de vento superiores a 130 quilómetros por hora que poderão atingir os 150".

Entretanto o IM emitiu um comunicado onde atenua o alarmismo dessa e de outras notícias do género:

"O Instituto de Meteorologia emitiu um comunicado, esta sexta-feira, em que desmente que as condições meteorológicas que se esperam para este fim-de-semana correspondam a um furacão.

«Circula na Web informação que atribui à situação meteorológica adversa prevista para a Madeira e Continente neste fim-de-semana a classificação de Furacão. Tal informação não é correcta», assegura uma nota enviada por esta entidade à comunicação social.

"O comunicado aponta ainda que «o fenómeno que está a ser objecto de vigilância por parte do Instituto de Meteorologia trata-se de uma depressão com forte cavamento na sua aproximação ao Continente, que provocará ventos de forte intensidade e precipitação».

"É salientado também que apenas o Instituto de Meteorologia e a Protecção Civil têm «competência para a emissão de avisos e alertas no território nacional».

O que é um facto é que as notícias dos diários espanhóis revelam-se preoupantes:
No El Mundo pode ler-se AQUI. O El País apelida o fenómeno de "Bomba Metereológica". O La Vanguardia alerta para os ventos "de furacão". O ABC fala em tempestade "explosiva", mas de ciclo rápido.

Esperamos que seja um falso alarme, mas fica aqui o aviso para que se previnam nas próximas horas.

TODOS SOMOS ZAPATA

Filho de preso político durante a ditadura salazarista, nunca pude aceitar a existência de regimes que mantêm pessoas presas por divergência ideológica.

Se nunca me surpreendeu a repressão política em nome dos valores conservadores da direita, já me surpreendeu que, em nome dos valores de esquerda, que, recorde-se, se baseiam na Fraternidade, Igualdade e Liberdade, se mantenha alguém preso, mesmo quando defende ideias contrárias a estas.

Claro que se pode argumentar que o regime Cubano trava há tempo de mais uma luta tenaz contra a chantagem do cerco económico norte-americano, ou que uma parte assinalável dos dissidentes cubano, nomeadamente os que vivem em Miami, é formada por gente social e ideologicamente pouco recomendável.

Mas nada disso justifica, quer a existência de cerca de duzentos presos políticos, quer o tratamento desumano a que a maioria deles está sujeita.

Manter na prisão dissidentes que, ao contrário de outros, decidiram continuar a bater-se pela democratização do regime no próprio país, revela, até, falta de inteligência, pois só estes podem contribuir para uma transição pacífica do regime, sem banho de sangue e sem que se deite fora o “menino” com a água do banho.

Claro que também há quem argumente que este é o primeiro caso fatal em 38 anos, que o número de presos políticos é reduzido (comparativamente com o que se passa em muitas ditaduras ou pseudo-democracias por esse mundo fora, muitas delas apoiadas pelo Ocidente), ou que Raúl Castro “lamentou” o sucedido.

Contudo, julgar as ditaduras com base em números revela falta de humanidade, pois todas as “baixas” registadas em defesa de ideais, mesmo que contrárias ás nossas, discutíveis ou errados, são uma perda para a humanidade.

A diversidade e o direito à diferença é uma mais-valia, não é um crime.

Como homem de esquerda só posso homenagear a memória de Orlando Zapata Tamayo, fazendo aquilo que Raúl Castro devia ter feito, para além de libertar todos os presos políticos, que é  um pedido de perdão à  família de Zapata pelo facto do seu familiar ter morrido às mãos de um regime que se diz defensor desses mesmos valores da esquerda.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Antigo Arquivo do extinto Ministério do Ultramar está disponivel na Net

Foi hoje disponibilizado na internet, para consulta pública, a base de dados referente ao inventário dos arquivos tutelados pelo antigo Ministério do Ultramar, referente ao período de 1930 a 1974.

O projecto foi dirigido pelo historiador José Mattoso e contou com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Através da documentação agora inventariada é possível conhecer melhor a acção do Estado Novo em terras do antigo “ultramar” português, contribuindo para um melhor conhecimento da História das nossas antigas colónias.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pordata, a maior base de dados sobre Portugal

No principio da manhã viviam no país 1o milhões 649 mil e 771 de pessoas.
À hora em que escrevemos estas linhas, ao principio da tarde, já podiamos somar àquele número mais 23 portugueses.
Provávelmente quando publicarmos este post esse número já terá sido alterado.

Esta é uma das informações, organizadas em tempo real, que podemos consultar no site lançado ontem pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, intitulado PORDATA - Base de Dados Contemporâneo.

O projecto é dirigido por Maria José Valente Rosa e foi ontem apresentado pelo presidente administrativo dessa fundação, António Barreto.
O objectivo do site é o de reunir todas as informações estatísticas de Portugal do últimos 50 anos, que estavam dipersos por vários organismos.

População, Saúde, Educação, Protecção Social, Emprego, Empresas, Despesa Familiar, Habitação, Justiça, Cultura, Contas Nacionais e Contas do Estado, são os temas sobre os quais podemos consultar esses dados estatísticos.
O projecto é um projecto em construção e, em breve, será acrescentado com dados comparativos entre Portugal e a Europa e com dados a nível regional e concelhio.

É de saudar esta iniciativa que é um importante contributo para a democratização do conhecimento.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Escrever Direito por Linhas Tortas...

(Fonte: Expresso)

Até ao passado Sábado vivia-se um crescente clima de crispação politica provocado, recorde-se, pelo debate sobre a Lei das Finanças Regionais, fogo que foi ateado pelas escutas do processo “Face Oculta”.

Foi preciso uma tragédia como a da Madeira par repor alguma ordem nos espíritos da nossa classe política.

De facto, os limites que o PS queria impor naquela lei ao endividamento das regiões, revelam-se agora um valor ridículo face à dimensão dos prejuízos provocados por aquela tragédia.

Também o processo “Face Oculta” conhece um período de impasse.

O Primeiro-Ministro tem-se saído bem na forma como tem enfrentado as acusações de que é alvo, esvaziando o conteúdo dessas escutas.

Ainda ontem, na entrevista que deu a Miguel Sousa Tavares, uma entrevista acutilante e bem conduzida, pese a sensação de algumas perguntas terem sido previamente combinadas (como aconteceu com a última questão sobre os gastos com assessorias e estudos), Sócrates deu a volta por cima aos temas mais polémicos.

A não ser que se conheçam novas revelações, Sócrates “matou” o assunto, pelo menos no que se refere ao seu envolvimento pessoal no escândalo.

Uma desgraça e a reconhecida habilidade política de Sócrates permitem alguma acalmia no clima político.

Acrescente-se o facto de Jão Jardim ter enterrado o machado de guerra contra o governo.

Quem fica agora em maus lençóis e é Paulo Rangel, que apostava nesse clima de crispação, ambiente em que ele se move bem, para ganhar crescente influência no seu partido.

Neste jogo de aparências, veremos quem é o primeiro que se atreve a reabrir as hostilidades. Quem der o primeiro passo …perde.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Solidários com a Madeira (3)

(Fonte: L'Express)

Merece a pena ler a excelente reportagem publicada hoje pelo Público , da autoria de Paulo Moura, sobre o lado humano da catástrofe madeirense.
Merece igualmente atenção o artigo publicado hoje no Libération, realçando os erros urbanísticos que potenciaram a catástrofe, mas que, infelizmente, não são exclusivos da Madeira.
O tema é por agora incómodo em Portugal, num momento em que ainda se choram os mortos e feridos, mas  deve ser tomado na devida conta, se queremos prevenir outras catástrofes do género nos próximos tempos.

Solidários com a Madeira (2)

É pena que seja preciso uma catástrofe de dimensões épicas para unir os portugueses e para por os políticos a trabalhar em conjunto.
O mundo está solidário com a Madeira e as fotografias da tragédia preenchem as páginas da imprensa.
Reproduzimos aqui mais fotografias das agências internacionais:











sábado, 20 de fevereiro de 2010

Solidários com a Madeira






o EL País, o El Mundo,e o Telegraph, são alguns dos jornais que dão grande destaque à tragédia que se abateu sobre a Madeira.
Entretanto, e por cá, será útil ler AQUI o aviso da Protecção Civil de Torres Vedras.

A Foto da Semana - Jogos Olímpicos de Inverno - Vancouver

Dois atletas alemães em competição nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver (foto Reuters)

Uma boa notícia.


No atoleiro em que se está atornar a vida política portuguesa ESTA é uma Boa Notícia...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PORQUE VOTO EM FERNANDO NOBRE

Nas últimas eleições presidenciais votei em Manuel Alegre.

Na altura Manuel Alegre representava uma verdadeira opção à liderança política de José Sócrates, era um homem frontal, corajoso e que representava uma forma de fazer política totalmente oposta ao modelo imposto pela “geração Sócrates”.

Este modelo “socrático” baseava-se nas negociatas, no carreirismo, no fabrico de uma imagem de fachada, vazia de conteúdo, que manipulava a comunicação social, na defesa de uma economia de casino e neo-liberal.

Apesar de se viverem os tempos áureos deste modelo, ainda vinha longe a crise internacional e os escândalos políticos que envolveriam Sócrates, e ainda estava fresca a maioria absoluta, Alegre impôs uma pesada derrota ao socratismo, mas sem resultados práticos a nível do objectivo principal que era, no mínimo, forçar Cavaco a uma segunda volta.

Os tempos foram mudando e, a partir de determinada altura, Alegre começou a recuar na sua frontalidade contra o modelo socrático, na esperança que desta vez se pudesse tornar o candidato oficial do PS.

Como já se percebeu, só muito dificilmente terá o apoio oficial do bando socrático. Estes, a seu tempo, apresentarão o seu candidato, e, lá no fundo, apostam na reeleição de Cavaco, só não assumindo a sua defesa por táctica política. No fundo Cavaco sempre apoiou as reformas mais gravosas de Sócrates, na Segurança Social, no Código de Trabalho, nas políticas educativas …

O aparecimento da candidatura de Fernando Nobre representa uma nova esperança para aqueles que, como nós, ainda acreditam que a Política deve ser um acto de cidadania e humanidade.

O que falta a Fernando Nobre em experiência política, sobra-lhe em experiência cívica, em ética e em conhecimento da realidade social, não só no País, mas também no Mundo.

As suas ideias humanistas sobre o País e o Mundo, que ele já revelou em vários textos e entrevistas, são uma mais-valia para o exercício de um cargo, como o de Presidente da República, o qual, embora esvaziado de poder político, tem toda uma margem de intervenção cívica que pode fazer a diferença em relação àquilo que tem sido o provincianismo cavaquista.

Fernando Nobre é mundialmente conhecido e pode contribuir para que Portugal seja internacionalmente mais respeitado.

Há quem procure desde já queimar esta candidatura com a argumentação de que ela parte de certos grupos do PS com o objectivo de “tramar” Alegre.

Tais notícia revelam má-fé ou desconhecimento sobre o percurso de vida de Fernando Nobre, marcado pela independência face a partidos e ideologias políticas.

Sendo um homem de esquerda, naquilo que a esquerda pode ter de mais genuíno, como os valores da solidariedade e do humanismo, Fernando Nobre não é manipulável.

Só por cinismo e por uma total falta de vergonha, a actual direcção política do PS se lançaria no apoio a esta candidatura. Não sendo totalmente impossível que isso aconteça, tal o despudor dessa gente,  o percurso pessoal de Fernando Nobre é totalmente oposto à história de vida da maior parte desse grupo que lidera politicamente o PS.

Isso não invalida que esta candidatura, como candidatura de esquerda, não venha a ter apoio de personalidade e sectores do PS. Aliás, qualquer candidatura de esquerda só pode ter êxito com o apoio das bases e dos eleitores desse partido. Muitas personalidade, militantes e eleitores desse partido são gente honesta e com valores que  não se identificam com o socratismo.

Mas Fernando Nobre tem ainda outra vantagem sobre outras candidaturas da esquerda, pois o seu percurso pessoal humanista vai atrair sectores do eleitorado que tradicionalmente vota à direita ou se abstém, podendo assim retirar votos a Cavaco e forçando-o a uma segunda volta.

Seja qual for o destino político da candidatura de Fernando Nobre, ela representa uma lufada de ar fresco na vida política portuguesa, demasiado viciada e ocupada com políticos “profissionais “ e de carreira, que têm usado a política em proveito próprio ou dos “amigos”.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

...Sem Cometários !

(primeira página do Sol, amanhã nas bancas)

A Vida nas Ilhas Aran (Galway-Irlanda) há mais de Cem Anos (1898 - 1905).

O Centro Cultural irlandês em Paris apresenta até ao próximo dia 25 de Fevereiro um conjunto de fotografias da autoria do dramaturgo irlandês John Millington Synge (1871 – 1909).

As Fotografias foram tiradas entre 1898 e 1905 nas ilhas Aran, próximas de Galway.




















(Fonte: Libération on-line, © Courtesy of Trinity College Dublin.)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Meu Candidato Presidencial Está Escolhido - chama-se Fernando Nobre.

Foi anunciada a candidatura presidencial de Fernando Nobre, dirigente e fundador da Assistência Médica Internacional (AMI).

O líder da AMI não necessita de apresentação. O seu trabalho fala por si

Fernando Nobre pode dar um grande contributo para a credibilização e humanização da vida política.

Pela minha parte pode contar com o meu voto.

(Vejam mais AQUI).

...Afinal o Carnaval não vai acabar!

Num dos países da Europa onde existe mais corrupção, que se reflecte nos nossos níveis de desigualdade social , e sendo essa mesma corrupção responsável pelo facto de o nosso nível de vida não ser idêntico ao de países como a Finlândia, conforme o provava um estudo recente, mas onde, apesar disso, se contam pelos dedos de uma mão o número de corruptos condenados pelos tribunais a penas de prisão, nesse mesmo país onde os grandes processos se arrastam por anos a fio, levando a confundir a opinião pública, misturando no memo saco criminosos e inocentes, lançando suspeitas nunca fundamentadas, deixando prescrever crimes, ou enredando-se em labirínticos processos penais, pois nesse mesmo país dois jovens que roubaram um pacote de rebuçados de um super-mercado vêm-se na barra do tribunal menos de um ano após o crime, num tribunal que desta vez foi célere, onde um colectivo de juízes os pode condenar a cerca de cinco anos de prisão!!!!

Nesse mesmo país, um responsável máximo pela supervisão financeira e pela divulgação de previsões económicas, que nada supervisionou, com se viu nos casos BPN e BPP, que errou quase todas as previsões, sendo apanhado de surpresa pela crise internacional, ou que, mais grave ainda, andou a manipular dados estatísticos para dar cobertura a determinadas medidas económico - sociais deste governo, esse mesmo responsável recebe como prémio uma promoção para o Banco Central Europeu. O mesmo responsável que, ganhando mais que o presidente do Banco Federal dos Estados Unidos, mas que apresentou sempre como único programa e ideia a contenção ou o congelamento do ordenado dos outros, vai receber um aumento de mais de 20% no seu ordenado com essa transferência.

Por, último (por agora), no país onde são nomeados para altos cargos da administração pública ou como representantes do estado em empresas semi-públicas muita gente apenas por razões de fidelidade partidária, sabe-se agora que, se essas empresas quiserem despedir alguma desses figuras por incompetência ou pelo uso indevido do nome da empresa, como acontece com dois administradores da PT envolvidos no caso Face Oculta, receberão uma indemnização de 5 milhões de euros, como paga pelo seu “mau” serviço!

…E ainda dizem que o Carnaval acabou?

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

OUTROS CARNAVAIS - "Mardi Gras" de Nova Orleans

...Que Carnaval!... A Chuva e o Frio não vão parar?...
Entretanto encerramos aqui a nossa visita a outros "carnavais" com fotografias do famoso e popular Carnaval de Nove Orlens: