Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vem aí "Borrasca"...ou a "Tempestade Perfeita" (?).

(imagem satélite do inicio da noite... por enquanto reina a calma...)

A edição on-line do Diário de Notícias publica esta noite uma notícia preocupante sobre a tempestade que vai atingir o Continente esta madrugada:

"Portugal está hoje em alerta devido à aproximação de uma tempestade em formação no Atlântico. A Protecção Civil pôs todo o País em alerta, na sequência dos avisos do Instituto de Meteorologia (IM).

"O IM considera que todos os distritos a Norte do Tejo, excepto Bragança, estão em situação meteorológica de risco extremo devido ao vento e chuva.Por isso, a Protecção Civil pôs os distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro em alerta amarelo e o resto do continente em alerta laranja.

"A tempestade que vai atingir a Península Ibérica foi qualificada pela agência meteorológica espanhola Aemet como uma "ciclogenese explosiva" ou "bomba meteorológica", uma perturbação tempestuosa efémera mas muito violenta que pode causar estragos consideráveis.

"Uma tempestade que se está a intensificar muito rapidamente no Atlântico, a oeste da ilha da Madeira, e que se vai deslocar para o mar Cantábrico pelo noroeste da península vai provocar ventos muito fortes e tempestade no mar", afirma a agência num comunicado.

"A tempestade, acompanhada de rajadas comparáveis às de um furacão, deverá atingir a península nas primeiras horas de sábado, segundo a agência.

"No continente, durante a madrugada vai começar a sentir-se gradualmente uma intensificação do vento. No início da manhã já teremos situações para avisos meteorológicos", disse Eduardo Duarte, do Instituto de Meteorologia.

"De acordo com o meteorologista, o aviso meteorológico mais elevado, o vermelho, foi decretado para o "litoral norte e boa parte daquela região devido a rajadas de vento superiores a 130 quilómetros por hora que poderão atingir os 150".

Entretanto o IM emitiu um comunicado onde atenua o alarmismo dessa e de outras notícias do género:

"O Instituto de Meteorologia emitiu um comunicado, esta sexta-feira, em que desmente que as condições meteorológicas que se esperam para este fim-de-semana correspondam a um furacão.

«Circula na Web informação que atribui à situação meteorológica adversa prevista para a Madeira e Continente neste fim-de-semana a classificação de Furacão. Tal informação não é correcta», assegura uma nota enviada por esta entidade à comunicação social.

"O comunicado aponta ainda que «o fenómeno que está a ser objecto de vigilância por parte do Instituto de Meteorologia trata-se de uma depressão com forte cavamento na sua aproximação ao Continente, que provocará ventos de forte intensidade e precipitação».

"É salientado também que apenas o Instituto de Meteorologia e a Protecção Civil têm «competência para a emissão de avisos e alertas no território nacional».

O que é um facto é que as notícias dos diários espanhóis revelam-se preoupantes:
No El Mundo pode ler-se AQUI. O El País apelida o fenómeno de "Bomba Metereológica". O La Vanguardia alerta para os ventos "de furacão". O ABC fala em tempestade "explosiva", mas de ciclo rápido.

Esperamos que seja um falso alarme, mas fica aqui o aviso para que se previnam nas próximas horas.

Sem comentários: