Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A segunda derrota de D. António Prior do Crato.

Segundo um inquérito realizado e divulgado pela Universidade de Salamanca, quase 40% dos portugueses apoiam uma união política com Espanha.
Metade dos portugueses inquiridos defendem ainda que o espanhol devia ser língua obrigatória no ensino básico e secundário.
Pelo contrário, a maior parte dos espanhóis, interrogados sobre o tema da união ibérica, mostram-se totalmente indiferentes sobre o tema. Só 30% apoiam esta opção federalista.
Interrogados sobre a obrigatoriedade do português nas suas escolas, os espanhóis mostram-se, igualmente, bastante renitentes: quase 80% discordam dessa opção.
No geral, e ao contrário do que se podia pensar, o interesse dos portugueses pela aproximação a Espanha é muito maior do que o interesse dos espanhóis pelo nosso país.
Uma hipotética união entre a Espanha e Portugal resultaria no maior país europeu em extensão e no quinto em população.
A soma do Produto Interno Bruto dos dois países, tornaria esse hipotético país ibérico na quinta economia da Europa.
A notícia foi divulgada ontem, dia 28 de Julho, pelo “El País”.
Essas conclusões foram publicadas pelo “Barómetro de Opinião Hispano-Luso”, dirigido pelo Centro de Análises Sociais da Universidade de Salamanca, e é o primeiro estudo conhecido sobre o quepensam os cidadãos dos dois países ibéricos uns dos outros.

Sem comentários: