Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Estudo da Sedes sobre a qualidade da democracia em Portugal, destaca as qualdades do Presidente da República


Reunida hoje em congresso, a SEDES acaba de divulgar um estudo sobre a qualidade da democracia em Portugal.
Não só pelas qualidades daquela associação, como pela competência do coordenador, Pedro Magalhães, investigador do ICS, os resultados desse estudo merecem toda a credibilidade.
Nesse estudo, realça-se pela negativa a desconfiança dos inquiridos em relação ao funcionamento da justiça e o descrédito quase total em relação ao poder político. Nesta área, apenas o Presidente da República merece credibilidade e confiança.
Não deixa de ser curioso, contudo, que, apesar do descrédito dos políticos, os portugueses revelem total confiança no sistema eleitoral, o que contradiz o discurso de analistas e políticos acerca da necessidade da reforma desse sistema, como apanágio para a recuperação da credibilidade dos políticos.
De todos as situações analisadas, o aspecto mais positivo da vida democrática revelado por esse estudo é ao nível das liberdades individuais.
Igualmente aparece como positiva a confiança na imparcialidade e pluralismo dos media, embora esse destaque seja menos evidente quando se pergunta se os media reflectem a pluralidade de opiniões na sociedade. Neste caso, se 33% estão de acordo com esta afirmação, 30% discordam.
Espera-se para hoje uma divulgação mais pormenorizada das conclusões desse inquérito, esperando-se que os seus resultados levem a uma profunda reflexão sobre a sociedade democrática portuguesa.

1 comentário:

Aristes disse...

Merece "credibilidade e confiança" ao pessoal da direita e mais a quem anda distraído.

Compare-se por exemplo a sua posição em relação ao Pinho, ou a falta dela em relação aos seus antigos ministros ou secretário de estado.

Ou ainda, falando de peixeiradas em Assembleias:

Cavaco só aponta o dedo aos miúdos