Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 10 de julho de 2009

10 de Julho de 1851 - no aniversário do falecimento de Louis Daguerre


No dia 10 de Julho de 1851 falecia Louis Daguerre.
Pintor, cenógrafo, químico e inventor francês, nascido em 18 de Novembro de 1787, em Cormeilles-en-Parisis, vila banhada pelo Sena, na região da Ilha-de-França, próximo de Paris,é considerado um dos pioneiros mais importantes da fotografia.
Tendo conhecido Niépce, o primeiro a conseguir obter uma imagem fixa, em 1826, com ele procurou desenvolver um processo que permitisse, não só reduzir o tempo de exposição (que rondava as 8 horas), como conseguir uma imagem positiva, já que Niépce apenas conseguia obter um cópia negativa da imagem fotografada.
Foi em 1835 que Daguerre conseguiu obter a primeira imagem positiva. Para a obter necessitava de uma exposição de entre 15 a 30 minutos.
Contudo, inicialmente a imagem obtida era invertida e com pouco contraste.
A imagem era obtida numa placa revestida a prata, sensibilizada com iodeto de prata, mas, continuando sensível à luz, desaparecia rapidamente.
Este problema foi ultrapassado quando descobriu que, mergulhando a chapa revelada numa solução aquecida de sal de cozinha, conseguia fixar a imagem.
Herdeiro dos trabalhos de Niépce, Daguerre desenvolveu o seu processo de obter imagens positivas, que ficou conhecido por Daguerreótipo.
Quem quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre esse pioneiro da fotografia e o processo que desenvolveu, pode consultar o seguinte site:

http://www.daguerre.org/

Sem comentários: