Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sugestões para Férias - 1

"O triunfo do Amor" de Ticiano, antes e depois do restauro


Na National Gallery, em Londres, pode ser visto, até ao próximo dia 20 de Setembro, “O Triunfo do Amor” de Ticiano, obra recentemente restaurada.
É a primeira vez que essa obra se exibe publicamente desde 1960.
“O Triunfo do Amor” terá sido pintada por volta de 1540, por encomenda do mecenas veneziano Gabriel Vendramin, para ser usado para ocultara outra pintura que representava o retrato de uma formosa mulher. O mecenas terá pretendido, deste modo, ocultar esse retrato de outros olhos que não os seus.
A tela de Ticiano representa Cupido com arco e flecha, de pé, em cima de um leão, como uma paisagem veneziana.
A exposição daquela obra, numa pequena sala, é acompanhada por outras três obras que se relacionam, alegoricamente, com aquela: a “Mulher de Perfil”, da autoria de um discípulo de Botticelli, um “retrato de um homem”, um “jacometto” pintado entre 1475 e 1498. Na parede em frente, um segundo Ticiano, “Alegoria da Prudência” (1550-1565).

1 comentário:

anniehall disse...

Gosto muito da pintura de Ticiano.Vou ver se consigo dar um pulo a Londres .Só pela pintura que esta cidade não é do meu gosto.
Boas férias para si agora que acabaram as aulas .O Chopin e aqui a ana estamos passeando nos bosques de Chantilly .Sofro por não ter árvores destas na minha terra.Altas , nobres, sombrias e frescas.
Em Setembro espero encher o outsider de fotos de árvores :)