Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Eu sobrevivi ao ciclone de 2009 (em Torres Vedras)


Aqui por Torres Vedras foi um verdadeiro pandemónio, principalmente entre as 4 e as 5 da manhã.
Por aqui toda a gente acordou com o ruído do vento.
Vasos pelo ar, lixo sugado dos caixotes, folhas e ramos desfilavam a alta velocidade pelas ruas.
Na zona do Pingo Doce foram arrancadas várias árvores pela raiz, painéis publicitários foram desfeitos, espalhando pedaços de ferro, vidro e plástico por todo o lado.
Impressionante uma laje que se desprendeu de alguma varanda e ficou espetada como uma faca na relva do parque infantil aqui da zona.

Embora a electricidade nunca tivesse faltado aqui em casa, toda a zona antiga da cidade da Rua Teresa de Jesus Pereira para sul ficou sem luz quase todo o dia.
Ao longo do dia fui percebendo o grau de destruição aqui na cidade. Na escola Henriques Nogueira foram arrancadas várias telhas dos pavilhões do CNO.
Na Av. 5 de Outubro foram alguns candeeiros dobrados com a força do vento, arrastando consigo as iluminações de Natal. O jardim da Graça e o Choupal foram bastante atingidos.
Mas o pior aconteceu perto do litoral. O Parque de Campismo foi parcialmente destruído, com caravanas pelo ar. Na Praia Azul a antiga colónia sofreu muitos danos.
O mais impressionante aconteceu no Pinhal dos Casalinhos. Grande parte dos pinheiros jazem pelo chão, como se uma ceifeira gigante os tivesse derrubado.
Entre Santa Cruz e Torres Vedras, ao longo do vale do Sizandro, é onde existe maior destruição.
A luz ainda falta agora, ao início da noite, em grande parte da zona rural do concelho.












1 comentário:

Tichinha * disse...

Olá , peço desculpa por encomodar mas eu estou a pesquisar para a realizaçao de um trabalho sobre tornados e o meu professor pediu-me registos deste , que aconteceu em Torres Vedras. Desta forma eu perguntava se tem mais imagens ou informaçao?
Peço desculpa pelo encomodo e agradeço toda a informaçao que já aqui tem. :)