Pesquisar neste blogue

sábado, 7 de novembro de 2009

Robert Frank- entre o Estoril e Nova Iorque, entre o Cinema e a Fotografia


A dois dias de completar 85 anos, o fotógrafo suíço Robert Frank vai estar presente esta tarde no Estoril Film Festiva, não para falar de fotografia, mas da sua faceta como cineasta documental, iniciada nos anos 60.

Nascido em Zurique em 1924, Robert Frank iniciou-se com fotógrafo de moda e publicidade em várias revistas norte-americanas, país para onde emigrou em 1949.
Mas foi a sua faceta como fotógrafo documental que o tornou famoso, quando, em 1955, com uma bolsa da Fundação Solomon Guggenheim, a primeira atribuída a um europeu, percorreu os Estados Unido de lés-a-lés.
Dessa viagem pela América resultaram mais de 24 mil negativos, dos quais seleccionou os melhores 83 para a edição da sua obra fundamental “The Americans”, publicada nos Estados Unidos em 1959, contando com um prefácio de Jack Kerouac.
O modo como fotografou os dois lados da América do Norte, foi alvo de perseguição política por parte dos sectores mais conservadores, em pleno período do macarthismo que o consideraram "anti-americano".
Para comemorar o 50º aniversário da publicação dessa obra, o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque tem patente ao público uma exposição, inaugurada em Setembro último e que vais estar aberta até ao próximo dia 3 de Janeiro de 2010, dedicada a Robert Frank e àquele trabalho.
Hoje no Estoril pelas 17 horas, pode-se ver um filme desse fotógrafo-cineasta, seguindo-se uma oportunidade única de se dialogar com Robert Frank (no programam oficial do festival, a sua presença estava ainda por confirmar).

Em relação à sua exposição novaiorquina, podem apreciar aqui algumas das sua obras fotográficas:


















Sem comentários: