Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

As Viagens do "Turista Profissional" Tino Soriano

Na “Escola de Fotografia Centro de Imagem” de Madrid, está patente ao público, até ao próximo dia 24 de Novembro, a exposição “Paixões de Viagem: Viajar, National Geographic e Tino Soriano”.

O catalão Tino Soriano, já galardoado com um prémio do Word Press Photo, fotógrafo profissional desde 1992,e ligado à National Geographic desde 2001, tem alternado a fotojornalismo com a fotografia de viagem, sendo esta segunda faceta, com trabalhos até agora inéditos, que é divulgada na exposição.
Imparável, Soriano vai saltando de trabalho em trabalho, alternando o fotojornalismo com as fotografias de viagem. Recorre a este género como forma de recuperar o seu equilíbrio emocional depois de toda a carga negativa que lhe acarretam muitos dos seus trabalhos de fotojornalista em zonas de conflito.
Para esta exposição Tino Soriano escolheu apenas algumas das muitas milhares de fotografias que fez nas suas viagens pelo mundo. A sua exigência leva-o a não aproveitar mais do que dez imagens em cada viagem que faz.
Aquele fotógrafo classifica as suas fotografias de viagem como anedóticas e documentais com um toque de humanidade, intitulando-se como um “turista profissional”.

(Fotografias da Agência EFE, com base numa reportagem do EL País de 28 de Outubro de 2009)















Sem comentários: