Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Porto merece...


(Porto, 1944)

A cidade do Porto está, desde há largos anos, enraizada na História do Cinema Português, cidade impar como geradora de dinâmicas e criatividades várias no universo da 9ª Arte.
Foi nessa cidade, é bom recordá-lo, que nasceu o cinema português, pela mão de Aurélio Paz dos Reis(1862-1931), que nela obteve as primeiras imagens da sua autoria, a saída dos operários da Fábrica Confiança, e nela projectou pela primeira vez as suas curtas metragens no Teatro Príncipe Real, actual Teatro Sá da Bandeira, no dia 12 de Novembro de 1896.


(Aurélio Paz dos Reis,o "pai" do cinema Português)


No ano em que falecia Paz dos Reis, em 1931, estreava-se a primeira obra de Manoel de Oliveira, “Douro, Faina Fluvial”, uma referência na história do cinema documental, sendo o próprio Oliveira o mais consagrado cineasta português, o mais antigo em actividade a nível mundial.


Manoel de Oliveira


As iniciativas ligadas ao cinema têm sido uma constante na vida cultural do Porto, desde a existência, ao longo do século XX de um dinâmico movimento cineclubista, até à realização de festivais de cinema com a projecção mundial do Fantasporto, este fundado, como “mostra”, em 1981.
Ainda no que respeita ao Movimento Cineclubista, recorde-se que  nasceu no Porto o primeiro Cineclube Português, a “Associação dos Amigos do Cinema”, que funcionou entre 1926 e 1927. Seguir-se-iam outras iniciativas do género, como a fundação do Clube Português de Cinematografia em 1945, que deu origem ao histórico Cine-Clube do Porto, o Cine-Clube Universitério do Porto, em 1955, o Clube Universitário de Cinema em 1959, ou, mais recentemente, nos anos 80, o Cine-Clube do Norte, entre outras iniciativas do género.
No seio desse movimento destacaram-se vários e inovadores estudiosos do fenómeno cinematográfico, como Henrique Alves Costa (1910-1988), tornando-se o Porto o centro de uma região, o Norte do país, onde o movimento cineclubista e o interesse pelo cinema encontrou sempre um grande entusiasmo.


(O primeiro filme português foi feito no Porto - Saída dos operários da Fábrica Confiança- 1896)


Por tudo isso, a cidade do Porto é mais do que merecedora da criação de um pólo da Cinemateca Nacional, como ontem foi anunciado pela Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, que acrescentou desejar que esse pólo se tornasse a sede do valioso acervo de Manoel de Oliveira, actualmente ao cuidado da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Haja vontade política e o necessário apoio financeiro, e o Porto pode tornar-se o grande centro do Cinema Português.

(cena do Filme de Manoel de Oliveira "Douro, faina fluvial" - 1931)

Sem comentários: