Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 26 de maio de 2011

UMA GERAÇÃO EUROPEIA "À RASCA" :La carte d'une jeunesse européenne malmenée et «indignée» .



O desemprego crescente entre os jovens europeus, uma geração fortemente qualificada, é uma das provas da falência do actual modelo de desenvolvimento económico e social da União Europeia.

Nesta reportagem do Libération é possível perceber a gravidade da situação, não deixando de ser curiosa a referência à manifestação portuguesa da chamada “geração á rasca” como modelo adoptando pela crescente mobilização dos jovens contra o actual estado de coisas.

A gravidade da situação, neste momento mais evidente na parte ocidental e no sul da Europa, está a tornar-se explosiva e, não se vislumbrando nas lideranças europeias alguém com uma visão prospectiva , estamos perante uma situação que se agravará nos próximos anos.

Só com medidas corajosas, enfrentando os grande interesses financeiros, redistribuindo a riqueza europeia, reduzindo horários de trabalho, aperfeiçoando a formação dos jovens e melhorando os apoios sociais aos jovens, se poderá travar o caminho para o desastre.

Infelizmente a incompetência e a irresponsabilidade, a política de vistas curtas, a total entrega aos interesses especulativos e financeiros é, cada vez mais, a imagem de marca dos líderes europeus e daí não se pode esperar soluções para o problema.

À falta de capacidade das actuais lideranças europeias para enfrentar o assunto, a dúvida está em saber quem se irá aproveitar desse crescente descontentamento e desespero das gerações mais jovens.

Sem comentários: